Respostas
Resposta:
A Palestina é uma região localizada no Oriente Médio. Historicamente foi ocupada por diversos povos, como árabes e judeus, além de cristãos. No entanto, a partir da criação do Estado de Israel, para o povo judaico, a Palestina foi territorialmente dividida em duas porções: a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. Esse processo não foi pacífico e resultou em conflitos que permanecem até os dias atuais.
A Palestina não é considerada um Estado propriamente dito, apesar de obter o reconhecimento de vários países. O território palestino é muito povoado e possui uma geografia muito diversa em termos climáticos. Em razão dos conflitos políticos e religiosos, apresenta grandes dificuldades econômicas e estruturais, porém possui uma cultura muito diversa, marcada pela influência árabe. A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) é uma das entidades políticas que representam a Palestina.
História da Palestina
A região da Palestina foi historicamente habitada por diferentes povos ao longo do tempo, sendo berço e território sagrado de três das principais religiões monoteístas do globo: cristianismo, islamismo e judaísmo. A região foi invadida pela Grã-Bretanha, em 1917, como um desdobramento da Primeira Guerra Mundial, e permaneceu ocupada até 1948.
Nesse mesmo ano, foi fundado na Palestina o Estado de Israel, nação criada para abrigar os povos judeus, que, devido a séculos de perseguição política e religiosa, não possuíam sua própria nação. No entanto, a criação de Israel resultou em diversos conflitos territoriais e religiosos na região, em especial, devido à localização do país.
A delimitação das fronteiras israelenses culminou na ocupação da maior parte do território palestino, sendo que a Palestina atual é formada pela Faixa de Gaza e pela Cisjordânia, pequenas extensões de terra onde vive a maioria dos palestinos que saíram de suas residências originárias em razão da criação do Estado de Israel.
Dessa maneira, na atualidade a Palestina é formada pela Faixa de Gaza e pela Cisjordânia, não sendo considerada propriamente um Estado, mas sim um território que luta pelo seu reconhecimento internacional. A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) é umas das principais entidades que lutam pelo reconhecimento de um Estado árabe na região.
A independência da Palestina foi declarada em 15 de novembro de 1988, porém ainda há grande resistência no seu reconhecimento pelos demais países do globo. Além disso, muitas das áreas reivindicadas pelo Estado da Palestina estão ocupadas por Israel. A Organização das Nações Unidas (ONU) define o Estado da Palestina como um “Estado observador não membro”, conforme reunião realizada em 29 de novembro de 2012. Em 2013, um grupo de 137 países já reconhecia a Palestina como um Estado. Entretanto, países importantes, como os Estados Unidos e Israel, não fazem parte desse grupo.
Explicação:
marca como melhor resposta por favor :(