Respostas
Resposta:
Modalidade – Tiro esportivo e tiro com arco – Características centrais – ALVO
Um verdadeiro teste de precisão. O tiro esportivo faz parte do programa Olímpico desde Atenas 1896, primeira edição da era moderna. No Rio 2016, os atletas miram o pódio em nove provas masculinas e seis femininas, todas individuais…. Preparar, apontar… O tiro com arco, por sua vez, estreou nos Jogos Paris 1900 e, logo na edição seguinte, passou a contar com a participação feminina.
O atleta que participa dessa modalidade precisa acertar o alvo. Perceba! Para que acerte o alvo, antes, precisa focá-lo. Se não há alvo, não há o que acertar. Da mesma forma, isso vale para o concursando olímpico. Defina seu ALVO! Estabeleça sua meta! Após isso, não a perca de vista. Não saia do foco! Já estabeleceu seu alvo??? Então, agora, é preparar… apontar… e correr atrás da vitória.
2 – Modalidade – Levantamento de peso – Característica central – FORÇA
Em um teste de força, os atletas levantam até três vezes o seu peso corporal. O esporte, que estreou em Atenas 1896, conta com a participação das mulheres desde Sydney 2000. No Rio 2016, estão em disputa oito categorias masculinas e sete femininas.
A FORÇA é fundamental para o concursando olímpico. Eu me recordo que, quando comecei a estudar para concursos públicos, as dificuldades pareciam ser bem maiores que as facilidades. Também me deparei com o seguinte: o número de pessoas que tentavam me desmotivar era bem maior que daquelas que apoiavam meu sonho.
Sem FORÇA DE VONTADE não vamos a lugar algum, pois precisamos dela para enfrentar as barreiras que se nos apresentam na caminhada. Diz uma frase de um autor desconhecido que “se você não tem incentivo de alguém, é bom ter muita força de vontade.” Isso é uma verdade!
3 – Modalidade – Ginástica artística – Característica central – CONCENTRAÇÃO
Barra, solo, argolas… Na ginástica artística, os atletas competem em diferentes aparelhos. São disputas individuais ou por equipes, sendo oito provas masculinas e seis femininas. O esporte estreou em Atenas 1896, primeira edição da era moderna.
Assistindo a uma competição de ginástica artística da RIO 2016, fiquei impressionado com a CONCENTRAÇÃO dos atletas. Não é fácil fazer tantos movimentos perfeitos em um ambiente tão hostil – uma barra, por exemplo. Na vida olímpica do concursando, essa concentração, também, é fundamental. A concentração anda aliançada com o alvo. Se você já definiu o alvo, precisa concentrar-se na sua busca e realização. Nessa trajetória, é imprescindível filtrar as mais diversas “atrações” diárias que se nos apresentam, para não gastarmos nosso precioso tempo com aquilo que não contribuirá com a realização de nosso sonho. #concentre-se
4 – Modalidade – Judô – Característica central – ESTRATÉGIA
Ippon, wazari, yuko… Um único golpe pode fazer a diferença no judô. O esporte, que estreou nos Jogos Tóquio 1964, conta com a participação das mulheres desde Barcelona 1992. No Rio 2016, estão em disputa sete categorias masculinas e sete femininas.
O atleta do Judô estuda o seu adversário, por um bom tempo, e procura, a todo momento, desenvolver estratégias de vencê-lo. O concursando olímpico precisa dessa característica diariamente. Ter estratégias é saber aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos. O concursando não pode ir para a competição sem conhecer seu adversário. (a banca examinadora) Nesse ponto, fazer exercícios é fundamental. E aqui não há contraindicação. Faça o máximo que puder!!! A aprovação vem do treinamento. Invista nisso. Treine. Estude. Treine um pouco mais. Avance. Não pare. #vençaseuslimites
5 – Modalidade – Triatlo – Característica central – MULTIDISCIPLINARIEDADE
Em um desafio multidisciplinar, os atletas testam seus limites na natação, no ciclismo e na corrida. Presente dos Jogos desde Sydney 2000, o triatlo tem como palco a Praia de Copacabana, onde são disputadas provas individuais masculinas e femininas.
Esporte é sempre esporte, porém, nem todo esporte é olímpico. Quem decide se uma modalidade entra ou não em um programa olímpico é o Comitê Olímpico Internacional (COI). Comoregra geral,umesporte é considerado olímpico se ele é praticado por homens em, no mínimo, 75 países e quatro continentes
Explicação:
Espero ter Ajudado!
Resposta:
Basicamente, um esporte é considerado olímpico se for praticado por homens em 75 países, no mínimo, e em quatro continentes. Já no caso das mulheres, se é praticado em 40 países, no mínimo, e em três continentes.