• Matéria: Informática
  • Autor: lucasrochasantana082
  • Perguntado 3 anos atrás

Conforme artigo https://www.gta.ufrj.br/grad/15_1/rfid/segurepriv.html , Uma característica da tecnologia RFID, tem como uma de suas vantagens, a capacidade de transmissão e armazenamento de um grande número de informações. Contudo, esse é um dos principais fatores que pode deixar o sistema vulnerável em relação à segurança e à privacidade.
Dessa forma, busca-se por um sistema à prova de interceptações, garantindo a autenticidade dos usuários, a privacidade das mensagens e a integridade dos dados.
Contudo, ainda há muitos tipos de falhas relacionadas à segurança envolvendo a radiofrequência:
A) Interceptação: as etiquetas podem ser lidas por qualquer leitor compatível, inclusive de um usuário mal-intencionado, o qual terá acesso a informações pessoais.
B) Rastreamento: etiquetas colocadas em pertences de indivíduos podem ser rastreadas e monitoradas, gerando problemas de privacidade.
C) Clonagem: utilização de uma etiqueta clonada para se comunicar com o leitor original e, assim, conseguir acesso ao sistema.
D) Alteração de conteúdo: a transmissão realizada entre a etiqueta e o leitor pode ser interceptada e alterada por um dispositivo.
E) Negação de serviços: a comunicação entre a etiqueta e o leitor pode ser interrompida de várias formas no meio de uma transmissão e dados incompletos serão registrados no sistema.
Tendo essas informações, pesquise e escreva duas definições das propriedades fundamentais da segurança da informação (CID) e correlacione com as nossas pulseiras e dê uma sugestão de como você resolveria essas falhas (A,B,C,D, e E) citadas acima.
Para essa sugestão você pode pesquisar na internet e usar sua imaginação

Respostas

respondido por: alexsandrobdois
5

C) Clonagem: utilização de uma etiqueta clonada para se comunicar com o leitor original e, assim, conseguir acesso ao sistema.

Resposta: a cópia de etiquetas ocorre quando uma pessoa mal intencionada e com conhecimento técnico poder copiar os dados de uma etiqueta (usando um leitor) e criar uma nova etiqueta (um clone) com os mesmos dados. Exemplo: automóveis com dispositivos RFID que não necessitam da chave podem ter seu código copiado, facilitando seu roubo.

D) Alteração de conteúdo: a transmissão realizada entre a etiqueta e o leitor pode ser interceptada e alterada por um dispositivo.

Resposta: Uma vez alojado no servidor, o vírus poderia infectar todo o banco de dados e corromper outras etiquetas cadastradas ou ainda, instalar "backdoors" (pequenos programas que permitem o envio de informações pela internet) e desviar informações sigilosas para uso indevido por outras pessoas.

E) Negação de serviços: a comunicação entre a etiqueta e o leitor pode ser interrompida de várias formas no meio de uma transmissão e dados incompletos serão registrados no sistema. Tendo essas informações, pesquise e escreva duas definições das propriedades fundamentais da segurança da informação (CID) e correlacione com as nossas pulseiras e dê uma sugestão de como você resolveria essas falhas (A,B,C,D, e E) citadas acima. Para essa sugestão você pode pesquisar na internet e usar sua imaginação.

Resposta: O objetivo dos ataques de Negação de Serviço, ou DoS (Denial of Service), é interromper atividades legítimas como navegar em um web browser, ouvir uma rádio ou assistir a um canal de TV online ou transferir dinheiro para uma conta bancária.

Perguntas similares