• Matéria: Ed. Física
  • Autor: simonebareno1
  • Perguntado 3 anos atrás

partir de 1980 muitos professores e pesquisadores da Educação Física passaram a dialogar sobre as razões que justificavam a presença dessa área na escola. Somando-se ao empenho desses agentes frente a essa situação, um dos resultados mais visíveis desses esforços foi a discussão e definição de um objeto de estudo e trabalho para a Educação Física, o qual passou a ser conhecido como “cultura corporal”, defendido principalmente no ano de 1992 por um coletivo de autores: Carmen Lúcia Soares, Celi Taffarel, Elizabeth Varjal, Lino Castellani Filho, Micheli Ortega Escobar e Valter Bracht.


HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022.


Considerando o fragmento acima e a história da cultura corporal a partir da definição do Coletivo de Autores (Soares et al., 1992), analise as afirmações abaixo.

I. Tendo como fonte as práticas produzidas socialmente, nessa óptica (cultura corporal) defendia-se a existência de uma “seleção de conteúdos” para serem trabalhados nas aulas de Educação Física na escola.
II. A cultura corporal defendida no livro ficou organizada a partir de quatro conteúdos estruturantes: esportes, jogos, ginásticas e danças, os quais serviram de base para se pensar a estrutura da Educação Física nas etapas de ensino da Educação Básica.
III. Um aspecto importante a ser percebido sobre a cultura corporal foi que, ao tentarem encontrar justificativas pedagógicas para a presença da Educação Física na escola, os conteúdos estruturantes passaram a ser considerados “práticas sociais”.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II apenas.

Alternativa 5:

I e III apenas.


rayssaliica: Nessa discussão, é importante ser percebido que, ao tentarem encontrar justificativas pedagógicas para a presença da educação física na escola, os esportes, jogos, ginásticas, danças e lutas passaram a ser considerados “práticas sociais”, “expressão corporal como linguagem” (SOARES, 1992, p. 62). Logo, a resposta correta é a alternativa "E" - I e III, pois a alternativa II mostra apenas quatro conteúdos estruturantes deixando de fora a luta. (Página 95 do livro)
greicikalel: Obg
Anônimo:  
mapa  completo , já corrigido
 
mapa R$25  reais 
 
2️⃣4️⃣9️⃣8️⃣1️⃣6️⃣3️⃣7️⃣9️⃣5️⃣9️⃣

2️⃣4️⃣9️⃣8️⃣1️⃣7️⃣1️⃣4️⃣8️⃣4️⃣0️⃣

  mapa  completo , já corrigido
 
mapa R$25  reais 
 
2️⃣4️⃣9️⃣8️⃣1️⃣6️⃣3️⃣7️⃣9️⃣5️⃣9️⃣

2️⃣4️⃣9️⃣8️⃣1️⃣7️⃣1️⃣4️⃣8️⃣4️⃣0️⃣

Respostas

respondido por: evertonass70
8

Alternativa 5:

I e III apenas.

respondido por: heloisagoncalves745
0

Considerando o fragmento que trata do novo caráter assumido pela educação física a partir de 1980 e a história da cultura corporal a partir da definição do Coletivo de Autores, apenas as afirmações I e III estão corretas. Alternativa 5.

História da educação física e da cultura corporal

O Coletivo de Autores expõe as mudanças históricas vividas pela educação física para que sua inserção na grade curricular fosse totalmente aceita, pois, em determinados momentos históricos, sobretudo antes dos anos 1980, essa disciplina era ofertada aos alunos acima dos 9 ou 10 anos, se fazendo necessários os estudos sobre sua eficácia para a inclusão de crianças pequenas.

Assim, a classificação das afirmações se mostra:

  • I - Correta - Os professores prezavam pela vivência restrita dos esportes ou ginástica, assim, brincadeiras não eram bem vistas;
  • II - Incorreta - As lutas também passaram a fazer parte da cultura corporal, contudo, não é correto afirmar que a mesma se resuma a esses aspectos;
  • III - Correta - Em muitas escolas era incorreto que a educação física assumisse um caráter de diversão, era necessário que contemplasse atividades que pudessem ser úteis de algum modo.

Mais sobre a história da educação física: brainly.com.br/tarefa/13511226

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares