• Matéria: História
  • Autor: eugenioandre2005
  • Perguntado 3 anos atrás

TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO EM DIFERENTES TEMPOS E ESPAÇOS.
HABILIDADE: EM13CHS401 - Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços urbanos e rurais e contextos. Tema que se interliga com os protagonistas juvenis, projeto de vida e 4 pilares da educação tais como:
PJ1 - Identificar habilidades individuais e coletivas.
PV1 - Compreender o conceito do Projeto de Vida e o valor do contrato de convivência. 02- Aprender a fazer - Uma análise crítica com relação ao mercado facilitando o aprendizado de técnicas que estejam dentro de suas perspectiva para o mercado de trabalho.

Sapateiros (1568), xilogravura de Jost Amman (1539 - 1591). Das Standebuch (O livro dos negócios)

Ilustrações da História da Manufatura de Algodão na Grã Bretanha, 1835. Pub. H. Fisher, R. Fisher e P. Jackson.

Café (1935) de Cândido Portinari ( 1903 - 1962) - Museu Nacional de Belas Artes Rio de Janeiro - RJ

A Indústria de Detroit
Representa o sistema taylorista e fordista no contexto do new deal de Roosevelt que contornava uma das maiores crises do capitalismo de 1929, a obra exalta a grandiosidade da indústria automobilística, representando a complexidade do processo de fabricação de automóveis enfatizando o papel do trabalhador como "motor" dessa indústria e do capitalismo, pessoas de várias origens étnicas diferentes a relação homem e máquina a ciência, o avanço da medicina e a crítica ao fordismo expressa nos corpos cansados dos operários.

Gravura - Movimento Luditas, Os "Quebradores de Máquinas" Instalações Fabris e Máquinas Têxteis como reação ao novo sistema produtivo.

Evolução da produção têxtil

Houve um momento em que o Algodão estava surgindo, em um momento antes de implantação de máquinas que substituíram o trabalho humano, as chamadas máquinas a vapor.

Haviam pequenos mestres que eram homens que com pequeno capital conseguiam adquirir algumas máquinas e contratar alguns empregados em média de 30 homens, onde esta produção era levada ao mercado central de Manchester e colocada em mãos de intermediários.

Esses intermediários, os que transportavam, vendiam para os mercadores, este sistema permitia que o mestre fiandeiro permanecesse em casa, desta forma este mestre podia permanecer em casa, trabalhando e dando assistência aos seus trabalhadores.

O Algodão era sempre fornecido em estado bruto, altos fardos eram entregue as mulheres dos fiandeiros em suas casas, para que elas o aquecesse e limpassem, deixando-o pronto para o trabalho dos fiandeiros na fábrica, desta forma ganhavam em média 12 xelins por semana sem deixar de cozinhas e dar atenção a suas famílias.

Perguntas
1 - Descreva com suas palavras o que você compreendeu com relação ao trabalho escravo presentes em diferentes sociedades e descreva quem eram os proprietários de terras em cada uma delas.

2 - Quem eram aqueles que garantiam a manutenção da democracia ateniense?

3- O que você percebe com relação as formas de trabalhos modernos, existiram movimentos e teorias como o Taylorismo, o que estes teóricos acreditavam?

4- Você acredita que a evolução ocorrida no processo têxtil foi benéfica para o trabalhador? Sua relação com o patrão ou " empresário" da época melhorou ou piorou? Explique o que você acha sobre isto.


ALGUÉM ME AJUDA POR FAVOR​


misteriosafofinha: oi amigo já tava com saudade de conversar com vc quanto tempo mais de um ano

Respostas

respondido por: eduardospagnolo
0

Questões sobre a transformação no mundo do trabalho em diferentes tempos e espaços, envolvendo a escravidão, democracia grega, taylorismo e a evolução no processo têxtil.

1- A escravidão nas sociedades existiam em razão de guerras ou dívidas. Quem mudou essa perspectiva da escravidão foram os portugueses no século XVI.

2- Os legisladores.

3-  O taylorismo acreditava na especialização da divisão técnica do trabalho, ou seja, prezava pela diminuição do gasto do trabalhador em várias funções para se aperfeiçoar em apenas uma.

4- A evolução no processo têxtil não foi benéfica para o trabalhador pois resultou no processo de "cercamento de terras".

Com essa evolução ocorreu um aumento drástico na demanda dos produtos manufaturados o que resultou no aumento das tensões entre patrão/trabalhador.

Análise das Questões sobre Mundo do Trabalho

1- A escravidão durante os processos da evolução da sociedade existiram de várias maneiras onde podemos citar o processo de escravidão por dívidas e guerras, onde o escravo passava a ser propriedade de alguém ou do Estado, porém poderia comprar sua alforria.

Isso vai mudar com os portugueses onde vão se aproveitar do modelo antigo de escravidão que estava vigente na África e irá fomentar guerras entre as tribos para gerar escravos de guerra e comercializá-los com os líderes tribais africanos para a utilização da mão de obra escrava nas colônias.

2- Os legisladores em Atenas organizavam as leis e garantiam o bom uso da democracia para as pessoas consideradas cidadãs. Os legisladores de maior importância foram:

  • Clístenes: considerado o pai da democracia vai criar a "Assembleia" onde os cidadãos vão ter ampla participação na democracia.

  • Drácon: criou a primeira lei escrita de Atenas.

  • Sólon: decretou o fim da escravidão por dívidas e aumentou a participação dos cidadãos na democracia grega.

Vale lembrar que a democracia era usufruída por poucos, apenas para os considerados cidadãos. Os considerados cidadãos eram os atenienses, nascidos de pai e mãe atenienses, maiores de 18 anos e donos de terras em Atenas.

3- O Taylorismo pregava a diminuição do tempo gasto pelos operários em suas funções durante o trabalho. Acreditavam que se houvesse uma especialização em apenas uma parte do trabalho a produção aumentaria e o gasto de tempo diminuiria.

Esse método vai ser chamado de "Divisão Técnica do Trabalho" onde sua característica principal é a padronização e a realização repetitiva do trabalho.

4- A evolução no processo têxtil não foi benéfica para o trabalhador pois em decorrência desse processo aconteceu o aumento da demanda da produção de produtos manufaturados, que sua principal matéria-prima era a e o algodão.

Com isso vai acontecer o "Cercamento de Terras", que foi uma política onde ocorreu a expulsão dos camponeses de suas terras para a superprodução das matérias-primas (e algodão).

Com o aumento dos camponeses na cidade, ocorreu uma grande onda de desemprego e o aumento da demanda por trabalho, o que permitiu que os donos de fábricas explorassem a mão de obra proletária com altas cargas de trabalho e baixíssimas remunerações.

Em decorrência disso vai piorar muito as relações entre operários e patrões, onde vão acontecer diversas greves e quebras de fábricas em protesto pela melhor condição de trabalho.

Saiba mais sobre "Transformações no Mundo do Trabalho" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/34760847

#SPJ1


Anexos:
Perguntas similares