qual o cuidado que o técnico de enfermagem deve ter ao cuidar de um paciente com alguma enfermidade causada pelo Aedes Aegypti?
Respostas
Resposta:
Ainda que a chegada do novo coronavírus (COVID-19) em território nacional cause preocupação e requeira a devida atenção, a população e os profissionais de saúde não devem deixar de manter o foco no enfrentamento de uma das maiores epidemias brasileiras, a dengue. O número de pessoas infectadas pelo vírus causador da dengue é tão grande como de infectados pelo COVID-19 pelo mundo, no entanto, a dengue como condição infecciosa apresenta maior taxa de mortalidade.
Dengue
Segundo dados do Boletim Epidemiológico, que foi publicado pelo Ministério da Saúde em fevereiro de 2020, foram notificados 57.485 de casos prováveis de dengue, que se comparado a mesma época do ano passado demonstram um aumento sutil, porém muito maior se comparado ao ano de 2018 no mesmo período o que deve gerar um alerta aos serviços de saúde.
Outros dados demonstram que estados com maior incidência como o Paraná já apresenta uma taxa elevada de óbitos por dengue, só na semana entre 4 e 10 de fevereiro deste ano, por exemplo, foram confirmados seis óbitos e ainda nem chegamos nos meses considerados de alta incidência devido as chuvas e maior proliferação do mosquito, como o mês de abril.