Na passagem a seguir, é descrita a personagem Fabiano, retirante protagonista de vidas secas, romance de Graciliano Ramos Publicado em 1938.
A) Nos dois últimos parágrafos, é narrada a relação de Fabiano com o patrão que havia o contratado como vaqueiro. De que modo essa relação evidência o autoritarismo da sociedade brasileira?
B) Que relação é possível estabelecer entre a pobreza da linguagem simbólica de Fabiano e sua condição?
Respostas
Na obra de Graciliano Ramos, Fabiano, Sinhá Vitória e seus dois filhos são representados como personagens de um sertão vivo e repleto de desigualdade social.
Vidas Secas, de Graciliano Ramos
a) O diálogo entre Fabiano e o seu patrão traz elementos simbólicos em relação à exploração trabalhista e a desigualdade social que paira sobre o sertão nordestino. O autoritarismo, nessa relação, é evidente, pois Fabiano era impedido de argumentar, sendo coagido e ameaçado por uma "autoridade".
b) Fabiano, durante o enredo, pergunta-se o porquê de não falar tão bem e de não conhecer as palavras. O próprio homem reconhece a sua ignorância ao sentir inveja de sua esposa, que sabia contar, e de Sr. Tomás, que sabia falar bem.
Saiba mais sobre Vidas Secas em: https://brainly.com.br/tarefa/48864750
#SPJ1