Perda de carga, em Hidráulica, refere-se à perda de energia que um fluido, em uma tubulação sob pressão, sofre em razão de vários fatores, como o atrito deste com uma camada estacionária aderida à parede interna do tubo ou em razão da turbulência devido às mudanças de direção do traçado. A figura abaixo exemplifica a perda de carga em uma tubulação, representada por ΔH.
Existem dois tipos de perdas de carga: as distribuídas e as localizadas. De acordo com a ABNT NBR 5626:1998, a perda de carga distribuída se dá em trechos de tubulação retilíneos e de diâmetro constante. Ela acontece porque a parede dos dutos retilíneos causa uma perda de pressão distribuída ao longo de seu comprimento, que faz com que a pressão total vá diminuindo gradativamente, daí o nome perda de carga distribuída. Já a perda de carga localizada é expressa em termos de comprimento equivalente. A perda localizada é maior para conexões que apresentam uma mudança mais brusca no sentido de movimentação dos fluidos do que conexões que apresentam mudanças menos bruscas.
Perda de carga: entenda o que é. 2019. Disponível em: .
Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir:
I. A perda de energia que a água sofre durante o escoamento em uma tubulação, o qual pode ser localizado ou distribuído, denomina-se perda de carga.
II. Quanto maior for o comprimento de uma tubulação, maior será a perda de carga distribuída. De maneira análoga, quanto maior for a quantidade de conexões utilizadas nesta, maior será a sua perda de carga localizada.
III. É possível utilizar conexões que são capazes de anular a perda de carga oriunda do comprimento da tubulação, fazendo com que haja uma diminuição desta e não um aumento. F
IV. A perda de carga localizada se caracteriza pelo uso de conexões. Essas perdas são expressas em termos de comprimentos equivalentes dos tubos, o que significa que cada conexão, devido ao seu tipo, forma e diâmetro apresenta um determinado valor de comprimento equivalente. Assim sendo, é possível afirmar que conexões que realizam mudança de sentido em 90°, como curvas e cotovelos, possuem comprimento equivalente superior aquelas que realizam mudança de sentido em 45°.
V. De certa forma, é possível afirmar que a perda de carga é calculada para se averiguar se um determinado ponto de utilização proverá ao usuário condições de uso satisfatórias, como por exemplo pressão e velocidade adequadas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III, apenas.
Alternativa 2:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II, IV e V, apenas.
Alternativa 4:
III, IV e V, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
alternativa 3
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás