Fundação VUNESP (2016). Prefeitura de São José do Rio Preto/SP. Assistente Social. Um dos desafios da Vigilância Socioassistencial é o de operacionalização das informações dos territórios. Ao abordar esse tema, o Caderno 3 Capacita Suas (2013:63) destaca que “...a realidade vivida por cada lugar (seja um município, um bairro, um estado) é distinta e, ao mesmo tempo, tem semelhanças com outros lugares...”. Ganha importância o Diagnóstico Socioterritorial na medida que supõe o envolvimento de diferentes informações e de diferentes atores da informação. Tais informações e atores “necessitam manter um diálogo (...) para que o diagnóstico não corra o risco de se tornar mais uma peça técnica” (p. 67). Nessa perspectiva, o Diagnóstico Socioterritorial tem se mostrado mais próximo da ideia de trazer à tona:
Respostas
Resposta:
d. o território de vivência.
Explicação:
d. o território de vivência.
O Diagnóstico Socioterritorial tem se mostrado mais próximo da ideia de trazer à tona o território de vivência.
Diagnóstico Socioterritorial
O Diagnóstico Socioterritorial é fundamental para criação e manutenção de políticas públicas, uma vez que fornece informações acerca da realidade vivenciada em determinado local.
Apesar disso, o Diagnóstico Socioterritorial não se limita a um conjunto de dados genéricos, trazendo à tona o território de vivência dos sujeitos, possibilitando distinguir, por exemplo, desigualdades internas e condições de vida em determinada localidade.
A importância disso está na efetividade das políticas públicas, pois estas precisam pautar-se em conhecimentos prévios acerca de seu objeto de intervenção, tendo assim maiores chances de cumprir seus objetivos.
Aprenda mais sobre diagnóstico socioterritorial:
https://brainly.com.br/tarefa/14494855
#SPJ2