As demandas psicossociais da população idosa estão cada vez maiores, pois as condições estressoras importantes, em conjunto com a insuficiência de recursos pessoais e sociais, constituem-se em problemas relevantes para os mais velhos. Os transtornos psicológicos como a depressão e a ansiedade, os problemas familiares, os distúrbios do sono, a dor, as queixas de declínio cognitivo, a elaboração de perdas e o manejo de condições crônicas de saúde afetam a qualidade de vida e o bem-estar psicológico e podem contribuir para desfechos negativos na saúde geral. Ainda, essas demandas psicossociais envolvem uma multiplicidade de fatores econômicos, culturais, educacionais que estão associados a contextos de desigualdade social, exclusão e vulnerabilidade social (RABELO e NERI, 2013).
NEIA; P.F.B. MOREIRA; E.J.G. CALEIRO; F. M. Psicopedagogia Aplicada para Educação de Jovens, Adultos e Terceira Idade.. Maringá - PR: Unicesumar, 2022
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a abordagem à qual o texto se refere:
Alternativas
Alternativa 1:
Abordagem Social
Alternativa 2:
Abordagem Cognitiva
Alternativa 3:
Abordagem Psicossocial
Alternativa 4:
Abordagem Construtivista
Alternativa 5:
Abordagem Comportamental
Respostas
respondido por:
0
A abordagem a que o texto faz referência é caracterizada como psicossocial, defendo o ser humano como um ser biopsicossocial, que apresenta diferentes demandas, as quais favorecem o entendimento sobre seu comportamento (Alternativa 3).
Abordagem Psicossocial e suas Características
A abordagem psicossocial mostra-se como uma abordagem, dentro da Psicologia, que prima pelo entendimento em sua magnitude, a respeito do ser humano. Elenca diferentes características, envolvendo a infraestrutura, condições de vida, bem-estar psicológico, que possam alterar seu comportamento.
Mais sobre abordagem psicossocial: brainly.com.br/tarefa/18838166
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás