Platão, ao problematizar sobre a educação e a pedagogia, nos fornece um importante retrato do problema da educação na Grécia de seu tempo. Conforme Pagni ([2020], p. 13), o filósofo buscava uma pedagogia (Paideia) justa, isto é, uma educação “[...] que fosse capaz de corrigir as distorções produzidas por poetas e sofistas e de colocar os cidadãos no caminho reto”. Uma das questões que seria necessário era um lugar para os estudos - a Academia, propriamente dita. FREITAS, Vinícius Adriano. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021. Assinale a alternativa que corretamente compara a paideia platônica com a escola ocidental.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
A paideia platônia era voltada a afastar os jovens das distorções dos poetas e inserir qualidades como a boa conduta humana, ao passo que o ensino atual é voltado a formação integrativa do cidadão.
Explicação:
Na ideia de Paideia está incluída a ideia de transformação do ser humano através de atividades orientadas por adultos, tendo como objetivo criar um cidadão capaz de desenvolver um papel ativo na polis (sociedade).
Um dos objetivos da Paideia era a apropriação dos usos e costumes da polis (sociedade) e a sua reprodução no jovens. Na Paideia a oralidade e o movimento tem um papel de comunicação muito exigente, envolvendo a memorização e a récita.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás