(Enade - Relações Internacionais - 2018) Dada a ampliação da influência dos países emergentes no processo decisório, tem havido dificuldades para se chegar à conclusão das negociações comerciais multilaterais no âmbito da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), de 2001 até os dias atuais. Em face desse cenário, os países desenvolvidos, em especial os Estados Unidos da América (EUA), têm buscado outros caminhos para favorecer seus interesses e a normatização de regras comerciais.
Considerando a referida dinâmica das negociações que caracteriza a Rodada Doha e as consequências do maior equilíbrio de poder no âmbito da OMC, avalie as afirmações a seguir.
I. Brasil e Índia assumiram papel central nas negociações da OMC, a partir de 2003, com a formação da coalizão G-20 agrícola e a participação ativa no órgão de solução de controvérsias.
II. Enquanto o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial divulgam o endividamento dos países, a OMC reflete as transformações no equilíbrio de poder internacional, já que a China, a Índia e o Brasil são, hoje, atores com reconhecida capacidade de influenciar os rumos do processo decisório da Rodada Doha.
III. Levando-se em consideração a distribuição do equilíbrio de poder nas relações internacionais contemporâneas, verifica-se que houve ajustes no processo de eleição do diretor-geral da OMC, do diretor-gerente do FMI e do presidente do Banco Mundial.
IV. Diante da dificuldade em avançar suas preferências na Rodada Doha, os EUA têm buscado acordos paralelos às negociações da OMC, como a Parceria Transpacífica e o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento.
É correto apenas o que se afirma em:
A) II e III
B) I, II e III
C) I, II e IV
D) I e IV
E) III e IV
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
D)
Explicação:
gabarito Estácio.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás