• Matéria: Biologia
  • Autor: valter10alves
  • Perguntado 3 anos atrás

A estabilidade de um medicamento envolve muitos aspectos e, considerando que o produto final é uma associação de um ou mais fármacos, com um ou mais excipientes e/ou veículo, contido em uma embalagem. A esse respeito, considere as características de estabilidade a seguir:

I. Os fatores intrínsecos de estabilidade estão relacionados à formulação do medicamento, às características físico-química do fármaco e aos demais componentes.

II. São chamados extrínsecos, os fatores de estabilidade que fazem parte da composição do medicamento, mas não constituem um sistema isolado da formulação, dependendo, portanto, de ações ou de fenómenos naturais oriundos da temperatura, luz e umidade.

III. O oxigênio é o gás atmosférico que possui participação nos processos de degradação dos fármacos.

IV. O pH de ótima estabilidade consiste na somatória do pH de ótima solubilidade com pH fisiológico.

É correto afirmar apenas em:


I e III.


II e IV.


I e IV.


I e II.


III e IV

Respostas

respondido por: Danas
0

A formulação do medicamento é um fator intrínseco de estabilidade, já a luz, temperatura e umidade são fatores extrínsecos de estabilidade. O pH é um fator extrínseco, mas ele não é um somatório, é simplesmente o pH no local onde está o medicamento (alternativa D).

A estabilidade do medicamento e o seu efeito

Quando um medicamento está estabilizado, ele terá os efeitos esperados, já se ele está instável, a sua conformação pode mudar e ele pode não gerar efeito algum ou gerar um efeito nocivo para o consumidor.

Venha estudar mais sobre a farmacologia

https://brainly.com.br/tarefa/20790691

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares