Respostas
Resposta:
O culto oficial — Era realizado pelo faraó e pelos sacerdotes em diversas regiões. Endereçado ao panteão egípcio, dava-se preferência aos deuses locais; em Mênfis, se fazia homenagens a Ptah, deus dos artesãos e criador da cidade, e Sekhmet, deusa solar e responsável pelas doenças, pela cura e pelo "filho" Nefertum. Em Tebas, por exemplo, havia homenagens a Amon-Ra, à deusa Mut e a Khonsu, deus da lua. Os cultos oficiais eram praticados nos grandes templos, com os sacerdotes preparando as oferendas e alimentos, representando a relação de compromisso do mundo dos homens com os deuses.
O culto popular - É mais difícil de ser encontrado, pela escassez de artefatos existentes. Eram realizados dentro de casa, onde cada família possuía um pequeno altar. Em festivais e procissões pelo Nilo, levando a barca com o faraó, a população tinha acesso a parte do cerimonial através de encenações, pois a maioria não sabia ler. Os festivais representavam uma breve fusão entre os ritos oficiais e os populares.
Os ritos ou culto funerários - Eram bem comuns, e visavam a preparação do morto para o outro mundo. Quanto mais abastado era o indivíduo, mais complexo era seu rito. Existem poucos artefatos encontrados sobre os ritos funerários de pessoas mais pobres, mas sabemos que todos passavam por algum tipo de processo de mumificação e pelo julgamento no mundo dos mortos.