A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora traz o serviço de urgência e emergência como estratégia para estruturar a Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (RENAST). Um exemplo de medida para a saúde do trabalhador que pode acontecer nas unidades de pronto atendimento é:
A.
a incorporação da temática de saúde do trabalhador em atividades quinzenais para educação permanente das equipes de saúde da família.
B.
a análise do perfil produtivo do território, dando atenção especial às atividades domiciliares que utilizam produtos químicos, como fabricação de sabão caseiro e uso de tintas.
C.
a realização da vigilância dos ambientes e dos processos de trabalho em empresas de sua área de abrangência em que tenham ocorrido óbitos ou acidentes de trabalho graves.
D.
a elaboração de protocolos e diretrizes para serem utilizados em toda a rede de atenção à saúde. Após a implantação, deve-se sugerir o uso desses protocolos a nível estadual.
E.
a identificação e notificação de acidente de trabalho, encaminhando o trabalhador pela da rede de referência e contrarreferência para dar continuidade ao seu tratamento.
Respostas
Resposta:
E.
a identificação e notificação de acidente de trabalho, encaminhando o trabalhador pela da rede de referência e contrarreferência para dar continuidade ao seu tratamento.
Explicação:
Resposta:
E. a identificação e notificação de acidente de trabalho, encaminhando o trabalhador pela da rede de referência e contrarreferência para dar continuidade ao seu tratamento.
Explicação:
As ações de saúde do trabalhador junto aos serviços de urgência e emergência incluem a identificação e o registro da situação de trabalho e a relação com o acidente ou intoxicação. Após o atendimento, os profissionais de saúde devem encaminhar o trabalhador para acompanhamento e tratamento nas outras unidades incluídas na rede de atenção de saúde, conforme a necessidade observada. Além disso, devem incluir os conteúdos de saúde do trabalhador nas capacitações e educação permanentes desenvolvidas rotineiramente.