Avaliação e estudo de sistema de geração de eletricidade por meio da energia eólica.
Com o aumento da população e crescimento econômico existe um constante aumento da demanda por energia elétrica. Aliado a isso, a utilização de fontes energéticas renováveis é cada vez mais presente na matriz energética mundial. As fontes renováveis com maior visibilidade atualmente são a solar fotovoltaica e a eólica, devido ao mínimo impacto ambiental que causam.
Um grande problema da geração de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos é a descontinuidade na geração, já que ela irá acontecer somente quando houver sol. Tratando da geração eólica, acontece algo semelhante, mas não tão crítica. Por mais que as usinas eólicas sejam instaladas em locais onde há ventos por praticamente todo instante, como por exemplo em regiões litorâneas, ainda há uma variação na intensidade do vento. Essa variação requer técnicas para que a geração de energia elétrica não seja interrompida e siga os padrões de tensão e frequência necessários.
Um aerogerador pode ser conectado na rede elétrica de forma direta ou indireta, onde os sistemas de geradores podem operar com velocidade fixa ou variável. Na operação em velocidade fixa, utiliza-se uma caixa de multiplicação (engrenagens) acoplada à turbina eólica, que tem a função de adequar a velocidade de rotação da turbina para que ela seja aplicada no gerador (FADIGAS, 2011). Normalmente, o gerador utilizado nesse tipo de funcionamento é do tipo síncrono, conforme pode ser visto no esquema apresentado na Figura 1. Nessa montagem, caixa de engrenagens, o número de polos do gerador e a frequência da rede fazem com que a velocidade de rotação da turbina seja fixa.
Quando a turbina do aerogerador opera em velocidade variável, naturalmente haverá uma variação da frequência da tensão de saída do gerador alternado, necessitando de um inversor de frequência para adequar a frequência da corrente gerada. Pode se ainda, utilizar um gerador de corrente contínua, necessitando de um conversor eletrônico de potência mais simples.
Dentro desse contexto, considere que você e um grupo de amigos montaram uma empresa de projetos de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, atuando também no projeto de instalações elétricas. A especialidade de vocês é o desenvolvimento de sistemas de geração de eletricidade utilizando energias renováveis, com foco na energia eólica.
Nesse momento, a sua empresa foi contratada por uma grande indústria que tem interesse na instalação de um sistema de geração eólico para alimentar uma nova linha de produção. A indústria em questão fica localizada a alguns quilômetros de uma área, também de sua propriedade, que possui ótimos índices de incidência de ventos, viabilizando a instalação de aerogeradores. Assim, a sua empresa deverá realizar o desenvolvimento de um sistema inovador de geração de eletricidade a partir da energia eólica, de uma linha de transmissão do grupo de aerogeradores a serem instalados até a indústria e também do projeto e dimensionamento da instalação elétrica que irá alimentar a nova linha de produção da indústria.
Agora, é com vocês!
TAREFAS
Pensando sobre a instalação dos aerogeradores, o primeiro passo foi determinar a topologia do gerador elétrico que será utilizado. Para isso, considere que você e seus colegas de trabalho concluíram que para garantir um caráter inovador e otimizado para o funcionamento do aerogerador, será utilizado um gerador CC, que terá a sua tensão de saída variável conforme a velocidade de rotação da turbina. Para fazer com que essa tensão CC se torne fixa, será utilizado um conversor CC/CC que deve ser projetado e modelado, junto com um conversor CC/CA comercial. Além disso, deverão ser determinados os parâmetros da linha de transmissão para a ligação do grupo de geradores até a sede da indústria e as instalações elétricas da nova linha de produção. Somado a isso, ainda deverá ser feito um estudo sobre a compatibilidade eletromagnética dos componentes. Todas essas etapas que são necessárias para a conclusão da PTG, estão descritas detalhadamente a seguir.
TAREFA 1
Como foi apresentado, para manter a tensão de saída constante, será necessário um conversor CC/CC. Para tanto, será utilizado um conversor Boost, que deve ser projetado e simulado. A topologia do conversor está apresentada na Figura 2 e ele deve ser projetado para ter uma tensão de saída CC fixa em 350 V, com frequência de acionamento da chave de 12 kHz e corrente de saída de 40 A. A tensão de saída
Respostas
Explicação:
sim é uma verdadeira realidade
Resposta:
A presente Produção Textual Interdisciplinar viabilizará uma abordagem sobre uma nova linha de produção por meio de um sistema de geração eólico, considerando e elaboração do estudo através da temática “Estudo de sistema de geração de eletricidade por meio da energia eólica”. Cabe salientar, que através do levantamento da presente produção textual interdisciplinar será possível ampliar os conhecimentos quanto a um sistema pautado na inovação em relação a geração de eletricidade, instigando assim o despertar de novas habilidades, além de trazer conhecimento de conceitos de um circuito eletrônico de potência possibilitando a aplicação de soluções. 66996945762.
Explicação:
Este trabalho temos corrigido com conceito nota máxima e muitos outros trabalhos corrigidos com conceito nota máxima, com pouco mais de uma década de experiência no mercado pode trazer excelência em Portfolios. Com uma atenção e dedicação a nossos clientes e amigos trazemos a melhor experiência em consultoria, aqui seu conceito é nosso compromisso vamos conversar 66996945762.