• Matéria: Saúde
  • Autor: vnvinicius10
  • Perguntado 3 anos atrás

A pele que recobre o pênis não tem pelos; a derme contém uma camada de músculo liso; e o tecido conectivo frouxo permite a movimentação dessa pele. A tela subcutânea contém artérias, veias e vasos linfáticos superficiais. Uma prega de pele, o prepúcio, envolve a glande. Por dentro do prepúcio existem glândulas sebáceas que produzem uma secreção chamada esmegma. Nos casos em que o prepúcio é muito fechado e não permite a exteriorização da glande, temos uma condição chamada fimose.
Isabella é mãe de Igor, 14 anos, e está muito preocupada com o seu filho, pois ele reclama de dor na glande do pênis e tem dificuldade em realizar a higiene no local. A mãe levou Igor ao médico, pois o menino já tinha diagnóstico de fimose e estavam orientados a procurar atendimento se houvesse queixas. Através da figura, a seguir, pode-se compreender melhor o que ocorre na fimose:
​​​​​​​​​​​​​​O médico informa à mãe que as pomadas e os exercícios não resolveram o problema e que o adolescente precisa realizar uma cirurgia de circuncisão.

Avalie o caso descrito acima e responda às questões:

a) A mãe pergunta ao médico porque o filho sente dor na glande.

b) Ela questiona se a fimose pode trazer consequências futuras ao filho se não for corrigida.

c) Igor pergunta ao médico qual é o tipo de anestesia utilizada e sobre a recuperação.

Anexos:

Respostas

respondido por: polyannanascimento
0

Resposta:

a) O médico responde que nos casos em que o prepúcio é muito fechado e não permite a exteriorização da glande para a realização da higiene, pode ocorrer o acúmulo de esmegma, o que provoca irritações e inflamações dolorosas no local.

b) O médico ressalta que esse acúmulo de esmegma, por causa da fimose e da higiene precária, as irritações e as inflamações dolorosas podem contribuir, a longo prazo, para que o menino desenvolva infecções urinárias e câncer no pênis.

c) Esse procedimento é ambulatorial e a anestesia pode ser local com sedação leve em adultos e anestesia geral em crianças, sendo a recuperação rápida, com pouca dor e pouquíssimas chances de complicações como edema ou hematoma no local.

Perguntas similares