https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/06/aumento-da-producao-de-lixo-no-brasil-requer-acao-coordenada-entre-governos-e-cooperativas-de-catadores
A produção acentuada de resíduos é considerada um dos grandes problemas oriundos dos padrões de consumo da sociedade moderna, especialmente se eles não tiverem destinação adequada. Objetivando evitar a contaminação do meio ambiente, a disseminação de doenças e minimizar os impactos ambientais, existem procedimentos e técnicas para destinação final ambientalmente adequada de resíduos.
Observe as afirmações a seguir:
A geração de resíduos sólidos (lixo) é um grande passivo ambiental, sem valor e sem possibilidade de transformação em um ativo ambiental.
A destinação final ilegal de resíduos sólidos é um passivo que, além de impactar o meio ambiente, não é possível a sua transformação, reuso, reciclagem, e outras destinações que possam o transformar em um ativo ambiental.
Aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos, sendo recomendada a utilização de mantas impermeabilizantes para evitar a contaminação do solo e das águas por infiltração.
Dadas as alternativas abaixo, escolha aquela que apresente a(s) afirmação(ões) correta(s) e escreva um parágrafo justificando a sua escolha, descrevendo o porquê cada afirmação está correta ou incorreta.
Apenas a II está correta.
Apenas a I está correta.
Apenas a III está correta.
Apenas a II e III estão corretas.
Apenas a I e III estão corretas.
Respostas
Resposta: apenas a 2 e 3 estão corretas
Explicação: pois a destinação final ilegal de resíduos sólidos é um passivo que, além de impactar o meio ambiente, não é possível a sua transformação, reuso, reciclagem, e outras destinações que possam o transformar em um ativo ambiental.
Resposta:
5. Apenas a I e III estão corretas.
Explicação:
A Primeira porque quando abordamos o assunto “geração de resíduo sólidos sendo um passivo”, estamos falando das obrigações de curto e longo prazo que uma empresa assume para promover o melhoramento ambiental, ou seja, para amenizar e quanto para extinguir danos causados por produção ou processos que geraram esse impacto por causa dos resíduos, que não geram valor, mas dívida e sem possibilidade de transformação devido ser uma contaminação ambiental. Já o assunto “aterro sanitário”, em geral atende vários municípios e como a maior parte das cidades brasileiras não possui um sistema de coleta seletiva, há muito lixo reciclável misturado aos resíduos que são levados para aterros sanitários. “O aterro sanitário é construído longe de centros urbanos e utiliza grandes extensões de terra, geralmente próximas a áreas verdes — para evitar transtornos à população, como o contato com o mau cheiro, por exemplo. Essa é uma obra de engenharia projetada para reduzir os danos que o lixo causa à natureza. ”