Os Squamata representam os répteis (exceto as aves) atuais mais diversos, compreendendo aproximadamente 95% das espécies de répteis conhecidas. Os lagartos surgiram no registro fóssil durante o período Jurássico, mas não se diversificaram até o período Cretáceo da Era Mesozoica, quando os dinossauros chegaram ao clímax de sua diversidade. As serpentes surgiram durante o período Jurássico superior, provavelmente a partir de um grupo de lagartos cujos descendentes incluem o monstro-de-gila e os lagartos-monitores.
Fonte: Adaptado de Hickman et al. (2016) Princípios Integrados de Zoologia. Capítulo 26.
A partir da afirmação acima, avalie as afirmações seguintes:
I. As serpentes têm como características um extremo alongamento do corpo, juntamente com o deslocamento e a reorganização dos órgãos internos.
II. Ainda que seja mais pronunciada em Squamata, a viviparidade é uma característica compartilhada por todos da ordem Reptilia.
III. Os Squamata apresentam o crânio cinético, contendo articulações móveis que permite uma maior abertura da boca.
IV. As pálpebras de lagartos são móveis, já os olhos das serpentes não possuem essa estrutura, apenas uma membrana transparente.
V. Em serpentes, os espinhos neurais fornecem uma maior sustentação aos músculos.
As informações estão corretas apenas na alternativa:
Alternativas
Alternativa 1:
I e V, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
II, III e V, apenas.
Alternativa 4:
I, III, IV e V, apenas.
Alternativa 5:
II, III, IV e V, apenas.
Respostas
Em relação aos Squamata atuais e as características presentes nesse grupo, a alternativa correta é a alternativa 4) - I, III, IV e V, apenas.
- Análise das alternativas
→ I) - correta: as serpentes possuem a presença de um corpo alongado e com isso, a reorganização dos órgãos internos.
→ II) incorreta: a viviparidade, sendo a capacidade da fêmea em gerar os descendentes no seu interior, é uma característica presente em apenas alguns grupos, ao qual, não é presente a todos os indivíduos de Squamata.
→ III) - correta: a maioria dos lagartos e serpentes possuem o crânio cinético, onde possibilita esses animais de terem uma abertura maior na boca.
→ IV) - correta: as pálpebras são estruturas presentes nos lagartos e ausentes nas serpentes, que apresentam apenas uma estrutura transparente nos olhos.
→ V) - correta: os espinhos neurais, que fazem parte da estrutura das serpentes, ajudam na sustentação dos músculos desses organismos.
✅ Portanto, apenas a alternativa II é incorreta e as outras são verdadeiras.
Veja mais em:
- ☞ brainly.com.br/tarefa/7317469
- ☞ brainly.com.br/tarefa/49397763
Espero ter ajudado!
As afirmativas verdadeiras relacionadas aos Squamata são as apresentadas em I, III, IV e V.
Vamos entender melhor.
Squamata
Os Squamata ou escamados é uma ordem da classe dos reptilianos. Essa ordem é comumente dividida em dois clados levando em consideração aspectos morfológicos desses animais:
- Iguania: apresenta língua simples que é utilizada na deglutição das presas. ⇒ 3 famílias de lagartos (Iguanidae, Agamidae e Chamaeleonidae)
- Scleroglossa: possui a língua bifurcada e um sistema quimiossensorial bem desenvolvido. ⇒ Lagartos, serpentes e anfisbenas.
Os Squamata caracterizam-se pelo seu corpo coberto por escamas. Esses animais sofreram modificações no crânio e maxilas como uma adaptação a alimentação, permitindo um amplo movimento das maxilas.
Possuem hemipênis nos machos e o desenvolvimento é direto. A reprodução pode ocorrer por oviparidade e viviparidade, sendo a oviparidade considerada uma característica ancestral. Nesse sentido, a maioria dos Squamata são vivíparos.
Há a ocorrência também de partenogênese em algumas poucas espécies, como o Aspidoscelis tesselatus.
Aprenda mais sobre Répteis em: brainly.com.br/tarefa/6652439
#SPJ1
88 9 9️⃣3️⃣7️⃣6️⃣ 8️⃣2️⃣5️⃣5️⃣