1 - Por que Rondônia têm uma grande quantidade de sítios arqueológicos?
2- Quais são as evidências que um sítio arqueológico trás para a sociedade?
3- Quais foram os motivos para extinção de vários povos indígenas de Rondônia?
4-Por que o Vale do Rio Madeira apresenta evidências de um povo de cultura mais evoluída?
5- Explique como se apresentava o sítio arqueológico denominado de sambaquis, encontrado no município de Alta Floresta RO?
6- Quais foram as cidade do Estado de Rondônia, que foram encontrados sítios arqueológicos?
7 - Qual é o papel da arqueologia para a História?
8- Quais são as evidências das populações nativas que viveram as margens do Rio Madeira em Rondônia?
Respostas
1°:Acredita-se que a área foi densamente ocupada e utilizada como refúgio e trânsito entre diferentes ambientes, segundo as teorias que apontam a região como o centro de dispersão dos povos Tupi, que circulavam por todo o Brasil.
2°: pq é possível obter uma larga quantidade de informações acerca de práticas, valores e estruturas das sociedades antigas.
3°:Madeireiros, grileiros de terra, traficantes, garimpeiros se aproveitam da ausência e negligência dos órgãos fiscalizadores para tomar conta do território indígena, ameaçando de morte lideranças e apoiadores.
4°:Nesta localização os nativos produziam cerâmicas e pintavam com várias cores. Segundo o arqueólogo, mesmo a ação do tempo e a acidez do solo não conseguiram apagar a coloração das tintas e a riqueza dos desenhos.
5°:Sambaquis são lixeiras de resto de conchas de moluscos, geralmente caracóis, um tipo de achado que só é comum no litoral. No Estado podem ser vistos no Vale do Guaporé. Os achados em Rondônia são divididos em três regiões, sendo nos vales do Guaporé, Madeira e Ji-Paraná.
6°:Guajará-Mirim e Alta Floresta.
7°: A arqueologia busca explicar porque mudanças ocorrem nas sociedades humanas, através do registro arqueológico, incluindo sítios, artefatos, restos de alimentação, e outros, que fazem parte do nosso mundo desde sempre.