No material didático, afirma-se que “A origem nas classes populares influencia os modelos desenvolvidos em suas análises, que partem das experiências dos trabalhadores no consumo da mídia e como isto interfere nos processos culturais. Essa posição pode ser considerada “relativista”, se a compararmos com as duas outras teorias da comunicação tradicionais – Estrutural Funcionalismo e Escola de Frankfurt.”. Assinale a única alternativa que indica CORRETAMENTE as características que explicam o relativismo dos Estudos Culturais em relação à Escola de Frankfurt. a. São semelhantes na fundamentação teórica marxista e a diferença está na compreensão da cultura, com a valorização da cultura popular pelos Estudos Culturais. b. O relativismo citado no texto indica a dificuldade dos Estudos Culturais em definir seu objeto de estudo, o que afasta essa corrente teórica da Escola de Frankfurt. c. Tanto a Escola de Frankfurt quanto os Estudos Culturais valorizam o sujeito (receptor) na relação com a mídia, porém os Estudos Culturais são mais pessimistas com os resultados do processo. d. A Escola de Frankfurt se afasta dos Estudos Culturais na fundamentação teórica. Enquanto a Escola de Frankfurt é marxista, os Estudos Culturais utilizam a sociologia weberiana em suas análises. e. Não há semelhança nas abordagens, na medida em que a Escola de Frankfurt valoriza o processo social e os Estudos Culturais têm como foco de pesquisa a mídia.
Respostas
Resposta:
letra a São semelhantes na fundamentação teórica marxista e a diferença está na compreensão da cultura, com a valorização da cultura popular pelos Estudos Culturais
Explicação:
CONFERI E ESTÁ CORRETA
Esta posição pode ser considerada “relativista”, se a compararmos com as duas outras teorias da comunicação tradicionais – Estrutural Funcionalismo e Escola de Frankfurt -, pois, como observa Kellner, a abordagem dos Estudos Culturais aproxima-se da Escola de Frankfurt por sua análise marxista e crítica ao sistema capitalista, porém dela se afasta no sentido de entender as relações culturais como parte de um processo de construção social no qual há ambiguidade.
Resposta: Letra A
a. São semelhantes na fundamentação teórica marxista e a diferença está na compreensão da cultura, com a valorização da cultura popular pelos Estudos Culturais.