Desde o ano 600 a.C., há evidências que demonstram a importância da prática de atividade física no diabetes. A melhora do condicionamento físico está diretamente ligada à redução dos fatores de risco, considerando a progressão do diabetes, o equilíbrio da glicemia, o controle das dislipidemias, bem como a redução da resistência insulínica, a diminuição das disfunções ventriculares ou autonômicas e a redução do risco cardiovascular e, sobretudo, de óbito. Partindo desse pressuposto, praticar exercício físico regularmente é um potencial tratamento do diabetes, com função fundamental também na prevenção.
Diante disso, imagine que você é um profissional da área de Educação Física e prescreve treinamentos para indivíduos com diabetes. Um dos seus alunos é portador da doença e apresenta complicações crônicas.
Nesse caso, explique os cuidados que devem ser tomados na prática de exercício físico.
Respostas
Resposta:
Saber se o aluno se alimentou e se fez uso de insulina, caso faça, e aferir a glicemia pré exercício para evitar quadro de hipoglicemia. Atenção a sintomas de hipoglicemia. Aferir glicemia e pressão arterial em caso de sintomas*
Explicação:
hipotensão arterial e hipoglicemia podem ter sintomas semelhantes, porém, exigem cuidados diferentes.
Resposta:
Em diabetes com complicações crônicas, os portadores devem ser cuidadosos na prática de exercício físico, tendo em vista algumas complicações que podem ser evidenciadas. Diabéticos com retinopatia não devem fazer exercícios intensos, pois, nesse caso, a pressão arterial sistólica pode se elevar muito, inclusive por indução da manobra de Valsalva.
Diante disso, deve ser respeitado um intervalo de três a seis meses para reiniciar as atividades, sobretudo após fotocoagulação. Exercícios muito intensos também não são indicados para diabéticos portadores de nefropatia, porque elevam a proteinúria. Em casos de diabetes associado a neuropatias periféricas, recomenda-se a utilização de palmilhas específicas de silicone, meias de algodão, de preferência sem costuras, além de sempre se observarem os pés após qualquer exercício, para conferir se ocorreu alguma lesão.
Explicação: