Como o trabalho modifica o ser humano? Como a filosofia contemporânea reflete sobre os avanços tecnocientíficos que têm prejudicado a natureza?
Respostas
Resposta:
A Filosofia Contemporânea, cronologicamente, situa-se entre algum período impreciso do século XIX até os dias atuais. Alguns estudiosos preferem classificar os pressupostos teóricos e pensamentos filosóficos produzidos no século XIX como parte da Filosofia Moderna.
Porém, permitindo-se fazer uma análise mais conceitual e amplamente historiográfica do que estritamente positivista e cronológica, podemos conceber que as produções filosóficas do século XIX aproximam-se muito mais daquilo que foi produzido nos séculos posteriores do que nos períodos
É através do trabalho que os humanos socializam, se relacionam entre si. Para a filosofia, o trabalho tem sido essencial à evolução do homem e da sociedade.
As mudanças tecnocientíficas possibilitaram ao homem o domínio da natureza. A filosofia vê a necessidade dos indivíduos se reconectarem com o meio ambiente para o debate acerca dos problemas ambientais.
Trabalho e Ser Humano
Para Lukács, o trabalho é a característica que origina o ser humano e faz a mediação entre os seres humanos e natureza.
Para Marx, é a através do trabalho que os seres humanos se distinguem dos demais animais. O trabalho é fator que exclui o homem da natureza.
No capitalismo, o trabalho tem o sentido de mercadoria e no conceito de lucro. Assim, o trabalho é capaz de produzir uma mercadoria com valor maior do que a própria força de trabalho. Também é através do trabalho que o ser humano cria novas possibilidades, necessidades e valor.
Leia mais sobre Marx: https://brainly.com.br/tarefa/565799
#SPJ2