resumo da crônica Rubem Braga, o espião da vida
Alguém me ajuda por favor estou com dificuldade de resumir essa crônica
quem puder me ajudar eu agradeço
Respostas
Resposta:
Rubem Braga nasceu no dia 12 de janeiro de 1913, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, filho de Francisco de Carvalho Braga e Rachel Cardoso Coelho Braga. As lembranças da infância em Cachoeiro, cercadas de lirismo, inundam as crônicas do “velho Braga”. Em textos como “Praga de menino” , “Lembrança de Zig” ou “O Cajueiro”, narrados na primeira pessoa, a infância na cidade natal é recontada de forma explícita e amorosa. Em outros, como “Tuim criado no dedo” e “Negócio de Menino”, sua memória de caçador de passarinhos ecoa nas personagens infantis.Em 1928 começa a escrever, já como cronista, no jornal Correio do Sul, fundado, em sua cidade natal, por seus irmãos Jerônimo e Armando. No mesmo ano, muda-se para Niterói, e lá conclui o curso secundário. No ano seguinte, matricula-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, em que cursa os dois primeiros anos. Em 1931, transfere-se para Belo Horizonte, Minas Gerais, onde conclui, em 1932, o curso de Direito. No início desse ano, publica sua primeira reportagem no Diário da Tarde. Passa a escrever crônicas e cobre a revolução constitucionalista para os Diários Associados. Como os Diários eram favoráveis à revolução, seus artigos eram censurados e Rubem Braga acaba sendo preso, ainda aos 19 anos, sob a acusação de espionagem.Logo solto, transfere-se, em 1933, para São Paulo, onde escreve crônicas para o Diário de São Paulo. Nesse jornal, tem como colegas Antônio de Alcântara Machado e Mário de Andrade, dos quais se torna grande amigo. O primeiro, ao se mudar para o Rio de Janeiro, em 1935, o convida para trabalhar no Diário da Noite. Após a morte precoce de Alcântara Machado, ainda em 1935, Braga transfere-se para Recife, Pernambuco, onde trabalha na página policial do Diário de Pernambuco e funda o jornal Folha do Povo, anti-getulista. Ainda no mesmo ano, muda-se para Porto Alegre e acaba retornando ao Rio de Janeiro, empregando-se no jornal de esquerda A Manhã.
Explicação:
espero que seja isso!
Para fazermos um resumo da "crônica Rubem Braga, o espião da vida", precisamos, primeiramente realizar a leitura do texto completo e compreender os principais aspectos abordados no mesmo. Após a leitura, iremos escrever o texto de forma resumida, ou seja, iremos demonstrar apenas os pontos mais importantes do texto de forma simplificada.
Qual a importância de um resumo?
Através do resumo, podemos compreender rapidamente os principais aspectos abordados em um grande texto. Através desta rápida leitura, podemos extrair conceitos importantes que irão contribuir para o nosso aprendizado na leitura.
Saiba mais sobre resumo: brainly.com.br/tarefa/20442320
#SPJ2