1. O que está representado na tela de Courbet? 2. Como você imagina o som desse ambiente? Que elementos da pintura suge- rem isso? 3. Que tipo de personagem está retratado na tela? 4. É correto afirmar que há destaque em um dos personagens? Justifique sua resposta. 5. Observe as expressões dos dois personagens à esquerda do quadro. O que elas sugerem? 6. Como foram usadas a luz e as cores nessa tela? 7. A pintura é de grandes dimensões (195 cm x 257 cm), e o retrato dos modelos é feito em escala natural. Que efeito tem essa opção para a representação da cena?
Anexos:
Respostas
respondido por:
31
A tela "Depois do jantar em Ornans", de Gustave Courbet, representa um momento trivial da vida de pessoas comuns. A composição equilibra os muitos elementos e técnicas empregados pelo artista para expressar a sua intensão: expressar a "verdade verdadeira", ou seja, a realidade como acontece todos os dias, e não os acontecimentos heroicos e mitológicos apreciados pelos artistas românticos.
Courbet e as figuras do mundo real
O realismo de Courbet, que se apresenta nesta obra, pode ser descrito ao mesmo tempo que resolve as tarefas, pois podemos dizer que:
- A tela representa quatro homens e um cão após uma refeição, um jantar. Os dois homens à esquerda se distraem com a música tocada pelo violinista à direita, e, ao centro um homem se entretém a acender seu cachimbo com a brasa de um lenho. Debaixo de sua cadeira, descansa um cão.
- É possível imaginar um som tranquilo, suave e talvez até melancólico, pois: a expressão do violinista é ao mesmo tempo serena e grave, e a reação dos outros é contemplativa. Caso fosse uma reação agitada e vivaz, poderia se dizer que o som deste ambiente fosse alegre, mas não é o caso.
- As personagens da pintura são pessoas populares, comuns. Não transparecem nenhuma pompa ou riqueza. Ao contrário, vestem roupas comuns e são retratados em uma sala sem ornamentos.
- Não é correto, pois, apesar de as cores e luzes e sombras induzirem os olhos ao centro da tela, onde estão o homem de branco e a toalha de mesa, existe um equilíbrio na organização dos elementos que neutraliza este destaque: o homem está de costas e não expressa nenhum gesto simbólico que o torne o centro das atenções.
- As personagens à esquerda sugerem duas formas de apreciar a música executada: o homem ao fundo apoia o queixo no punho, seus olhos alcançam a figura do músico, mas não se fixam nisso. É como se experimentasse a música por dentro e por fora, com sentimentos equilibrados. Já o homem à frente na tela, fecha os olhos e sua postura indica um jeito mais interior de experimentar a música, talvez porque exista dentro de si um conflito ou uma atenção profunda em reação à melodia.
- Observando a direção que se projetam as sombras dos pratos, podemos afirmar que a luz entra pela direita da tela, destacando os objetos que alcança. Mas o ambiente é escuro e muitas sombras são intensas, afinal, se trata de um jantar, fazendo ser uma cena noturna. As cores não são variadas, e predominam: as sombras, o ocre, o marrom avermelhado e o branco.
- O efeito criado pelas dimensões da obra é, provavelmente, transmitir o realismo que o pintor pretendia.
Mais sobre realismo em: https://brainly.com.br/tarefa/17701238
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás