Respostas
Resposta:
A obra apresenta a presença da mulher numa sociedade em mudanças, marcada pela ascensão da classe burguesia de comerciantes e banqueiros, e da burguesia rural, ambas procurando posições de relevo na vida pública e nas profissões liberais. O perfil feminino é apresentado inicialmente sob uma visão romântica que revela um comportamento afetivo e social da mulher. Representado pela protagonista Aurélia, que está em um cenário capitalista encenado por lutas de classes e pela luta de sexo, no início do romance, se mostra um ser divino, angelical, e acaba tornando-se uma personagem conflituosa dentro de si a Bela e a Fera, ora amorosa e romântica e ora autoritária, maltratando assim seu grande amor
José de Alencar também discorre que a mulher desse período seguia as normas e contradições comportamentais da época que lhe eram impostas, tinham que ser submissas ao marido, e caso não aceitassem suas imposições tinham que suportá-lo para não dar margem aos comentários da sociedade.
Explicação: José de Alencar em sua obra, um clássico do romantismo urbano, procura se aprofundar na psicologia das personagens femininas.