Dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em agosto de 2020, revelaram que, no Brasil, cerca de 147,9 milhões de eleitores estavam aptos a votar nas Eleições Municipais 2020 que elegeram novos prefeitos e vereadores em 5562 municípios pelo país. Em outro levantamento, feito em janeiro de 2021, os dados mostraram que cerca de 8 milhões de eleitores justificaram ausência no primeiro turno. Essa justificativa é feita em até 60 dias após o dia do pleito por aqueles eleitores que não compareceram à sua seção eleitoral na data da votação. Por causa da pandemia do Covid-19, as justificativas puderam ser realizadas pelo aplicativo e-Título ou no portal do TSE.
A partir do texto apresentado, marque a alternativa que corresponde ao número de eleitores que justificaram sua ausência no primeiro turno das eleições de 2020.
A 8 · 10^7
B 8 · 10^6
C 8 · 10^7
D 8 · 10^8
Respostas
Resposta:
É a b
Explicação passo a passo:
Pode confiar
Resposta:
e a B
Explicação passo a passo:
GABARITO DA QUESTÃO
Alternativa B.
RESOLUÇÃO OU GABARITO COMENTADO
Segundo o enunciado, 8 milhões de eleitores justificaram sua ausência no dia do primeiro turno das eleições. Esse número pode ser escrito como 8 1 000 000, ou ainda, 8 · 106.
O aluno deverá estar atento quanto a forma de escrita do número 1 milhão em potência.
DESCRITOR E DISTRATORES
Caso o aluno escolha alguma opção incorreta, provavelmente teve dificuldades em escrever um número na forma de potência, ou mesmo identificar que 8 milhões é igual a multiplicação entre 8 e 1 milhão.
O aluno poderá marcar, por exemplo, o item C ao associar a quantidade de algarismos do número “8 milhões” com o expoente da potência.
HABILIDADES
A questão avalia a habilidade do aluno em interpretar textos e escrever números utilizando potências. Essa habilidade se alinha à BNCC em “(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica” e em “(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário”.