Quando se fala em energia para as demandas energéticas do organismo no exercício físico, do ponto de vista da nutrição, observa-se que repor os estoques com o combustível necessário para a demanda que está por vir, mas quando se fala em “estoque”, os elementos que devem estar contidos neste repositório para que a atividade seja, realmente, bem-sucedidas são:
SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021.
Com base no trecho apresentado acima, analise as assertivas abaixo acerca dos elementos que devem estar presentes no estoque de energia do organismo e suas respectivas funções.
I. O sistema Adenosina trifosfato (ATP): Este composto, formado a partir de uma molécula de adenina, unida a uma ribose, que se une a três fosfatos inorgânicos, forma a principal fonte pronta para consumo do organismo humano e serve como uma moeda internacional para todas as células vivas.
II. O sistema Glicose: A molécula de glicose pode ser reduzida a 4 moléculas de ATP, 2 moléculas de NADH e 2 moléculas de piruvato, que poderão ser utilizadas na cadeia transportadora de elétrons e ciclo de Krebs, respectivamente, para gerar mais ATP. Após sua absorção e liberação na corrente sanguínea, porém, ela e encaminhada ao fígado, que pode armazená-la na forma de glicogênio ou é transformada em gordura. O glicogênio muscular e a glicose sanguínea podem disponibilizar mais de 130 kJ/min (32 Kcal/min) durante o exercício extremo.
III. O sistema Triacilglicerol: Uma grande parte dos ácidos graxos sintetizados ou ingeridos por um organismo podem ter dois destinos principais: a incorporação em triacilgliceróis para o armazenamento de energia metabólica ou a incorporação nos componentes de membrana celular. O destino da incorporação depende muito da necessidade de demandas orgânicas Todos os substratos advindos de carboidratos, gorduras e proteínas consumidos em excesso, em uma alimentação, podem ser convertidos na forma de triacilglicerol e serem mobilizados para o fornecimento de energia, capacitando o organismo a suportar períodos de jejum.
IV. O sistema Aminoácidos: Atualmente temos duas vertentes sobre a utilização dos aminoácidos do organismo: 1) Os aminoácidos podem ser oxidados durante o exercício. 2) O aumento da síntese proteica e necessário para reparar o dano e formar as bases das adaptações ao treinamento. Visto que os aminoácidos possuem uma importância maior na construção estrutural e metabólica do organismo e, não, necessariamente, uma fonte energética. Os aminoácidos chegam ao fígado e seguem diferentes vias metabólicas, sendo precursores de síntese proteica, principalmente de proteínas plasmáticas; eles podem atingir a corrente sanguínea e sintetizar tecidos e órgãos, biossíntese de nucleotídeos, hormônios e componentes nitrogenados no fígado e em outros tecidos.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Alternativa 1:
I, II, III e IV.
Explicação:
Tópico SÍNTESE ENERGÉTICA PARA O REPOUSO E EXERCÍCIO
do Livro NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA
Páginas 151 a 153
respondido por:
0
Com base nos elementos presentes na estocagem de energia do organismo e as funções de cada um destes elementos, pode-se afirmar que as sentenças I, II, III e IV são verdadeiras. Portanto, a alternativa 1 é a correta.
Características do Armazenamento de Energia
- Há dois tipos de armazenamento de energia no corpo humano, sendo eles o acúmulo de triglicerídeos e polissacarídeos.
- Os polissacarídeos ou glicogênio é encontrado no tecido muscular e fígado.
- Os triglicerídeos ou gordura são encontrados nas células adiposas, sendo a maior forma de reserva energética do corpo.
- O ATP é uma fonte de consumo de energia pronta do organismo humano, seu gasto faz com que as células humanas possam desenvolver suas funções.
Entenda mais sobre o Armazenamento de Energia Corporal aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/49471233
#SJP2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás