• Matéria: Geografia
  • Autor: karin8e8fernandia
  • Perguntado 9 anos atrás

escreva um texto expondo uma das causas do desmatamento do cerrado e as consequências disso para a anta e para a onça pintada

Respostas

respondido por: breehmota
13

Maior felino do continente americano, a onça-pintada teve uma redução populacional de 30% nos últimos 27 anos no Brasil. Na Amazônia, neste mesmo período, foi observado um declínio de ao menos 10% da espécie na região.

Os números são resultados do estudo “Avaliação do risco de extinção da onça-pintada (Panthera onca), divulgado na semana passada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade) e que integra a publicação Biodiversidade Brasileira (BioBrasil).

Segundo o estudo do ICMBio, a onça-pintada ocupa 89% da extensão da Amazônia, mas apesar dessa ampla distribuição a população da espécie é de menos de 10 mil indivíduos.

O estudo fez também uma radiografia da população de onça-parda (Puma concolo). Em 21 anos, a população dessa espécie caiu dez pontos percentuais. No bioma amazônico, onça-pintada e onça-parda (também com população estimada em menos de 10 mil) estão categorizadas como vulneráveis na lista de risco de extinção.

No Pantanal, a estimativa populacional de onça-pintada é de mil indivíduos. Em outros três biomas (Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga) acredita-se que haja no máximo 250 indivíduos adultos da espécie, em cada um. Não há registro de onças-pintadas nos Pampas.

O estudo do ICMBio apresenta o resultado da avaliação de extinção da espécie de onça-pintada nos biomas brasileiros, realizada em 2011 por especialistas em felinos.  A revista apresenta os resultados da avaliação do risco de extinção de todas as espécies de mamíferos carnívoros do Brasil.

As principais ameaças à espécie, diz o estudo, são perda e fragmentação de habitat associadas principalmente à expansão agropecuária, mineração, usinas hidrelétricas, ampliação da malha viária (estradas) e a eliminação por caça ou retaliação devido ao ataque da onça a criação de animais domésticos.

Com a expansão urbana nas cidades e redução de suas presas naturais devido à caça destes por seres humanos, a onça-pintada é forçada a recorrer a animais domésticos, sobretudo de rebanhos, causando revolta nos moradores das comunidades rurais.

Segundo o estudo, a diminuição iminente dos remanescentes florestais, resultante das mudanças efetuadas no Código Florestal Brasileiro, também representa uma séria ameaça à subpopulação de onça-pintada no Brasil.

Perguntas similares