• Matéria: Física
  • Autor: la6388222
  • Perguntado 3 anos atrás

(UFG - GO) Quando um corpo é aquecido, seus átomos agitam-se com maior intensidade e suas distâncias interatômicas médias se tornam maiores, acontecendo o fenômeno chamado dilatação térmica do corpo. As seguintes proposições dizem respeito a esse fenômeno físico. Indique a(s) correta(s) e dê sua somatória.

preciso dos cálculos por favor ?!?!​

Respostas

respondido por: marcioferrreira
2

Resposta:

Coeficiente de dilatação

Um mesmo material pode ser usado para produzir corpos de simetria linear, superficial e volumétrica. Nesse caso, cada um dos corpos apresentará um coeficiente de dilatação diferente, mas como os corpos são constituídos pela mesma substância, é possível estabelecer uma relação entre os seus diferentes coeficientes de dilatação. Observe:

A grandeza física empregada no coeficiente de dilatação é ºC-¹ ou K-¹, ambas podem ser usadas livremente, já que são grandezas equivalentes. A tabela a seguir apresenta os valores dos coeficientes de dilatação linear para alguns materiais:

Material

Coeficiente de dilatação linear α (ºC-¹ ou K-¹)

Alumínio

2,4.10-5

Cobre

1,7.10-5

Vidro

0,4.10-5 a 0,9.10-5

Aço

1,2.10-5

Além disso, é importante saber que os coeficientes de dilatação térmica são aproximadamente constantes para determinados intervalos de temperatura, portanto, os valores apresentados na tabela acima são válidos apenas para um intervalo de algumas centenas de graus, que podem variar de acordo com a substância.

Dilatação linear

Para calcularmos a dilatação linear sofrida por um corpo, utilizamos a seguinte fórmula:

Legenda:

ΔL= LF - L0 – variação de comprimento (m – metros)

L0 – comprimento inicial (m – metros)

LF – comprimento final (m – metros)

α – coeficiente de dilatação linear (ºC-1 ou K-1)

ΔT – variação de temperatura (ºC ou K)

A dilatação linear aplica-se principalmente para corpos de simetria alongada.

Perguntas similares