Respostas
Resposta:
Crescimento vegetativo, que é a diferença entre nascimentos e mortes, é importante no estudo de fenômenos demográficos e para conhecer as condições de vida de uma população.
O crescimento vegetativo consiste na diferença entre nascimentos e mortes em uma população.
O crescimento vegetativo consiste na diferença entre nascimentos e mortes em uma população.
O crescimento vegetativo, chamado também de crescimento natural, é calculado pela diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma população em determinado intervalo de tempo. Quando esse indicador é positivo, significa que houve um aumento na população. O inverso acontece quando o crescimento vegetativo é negativo. No Brasil, o crescimento é positivo, mas ocorre em ritmo cada vez mais lento. Atualmente, os países subdesenvolvidos apresentam maiores taxas de crescimento vegetativo do que as nações desenvolvidas.
Leia mais: O que é subdesenvolvimento?
Resumo sobre crescimento vegetativo
Crescimento vegetativo corresponde à variação natural do número de habitantes em uma população num intervalo de tempo determinado.
É calculado pela diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.
Quando o crescimento vegetativo é positivo, significa que a população está aumentando. O contrário ocorre quando ele é negativo.
O crescimento vegetativo da população brasileira é positivo e segue em ritmo lento e estável até 2047, segundo projeções do IBGE.
No mundo, o crescimento natural é maior nos países subdesenvolvidos. Em muitos países desenvolvidos, registra-se crescimento vegetativo negativo.
O que é crescimento vegetativo?
O crescimento vegetativo de uma população descreve a variação natural no total de indivíduos em um conjunto populacional, e por essa razão é chamado também de crescimento natural. Ele é medido por meio da diferença entre o número de nascimentos e o número de mortes registrados para aquela população em um intervalo de tempo determinado.
É importante lembrar que crescimento vegetativo e crescimento absoluto não são a mesma coisa. O segundo contabiliza, além dos nascimentos e mortes, o saldo migratório, que nada mais é do que a diferença entre o número de imigrantes e o de emigrantes. Já o crescimento vegetativo não leva em consideração os movimentos migratórios para o seu cálculo.