Respostas
Resposta: Nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, a melhor opção é propor atividades em que os alunos precisam desenvolver estratégias. (Foto: Manuela Novais)
A resolução de problemas no ensino de Matemática vem sendo muito discutida ao longo dos últimos anos. Na busca por soluções, os alunos aprendem a montar estratégias, a raciocinar logicamente e a comparar o que fizeram com o que foi feito pelos colegas de classe. Eles também têm a oportunidade de construir aprendizagens significativas, além de argumentar, criticar, interagir e compartilhar ideias, estratégias, raciocínios e pensamentos matemáticos com a turma e o professor.
No entanto, muitas vezes os professores de Educação Básica utilizam os problemas apenas para que os alunos apliquem conhecimentos adquiridos anteriormente. Assim, eles servem para avaliar se o estudante é capaz de empregar um conceito, procedimento ou técnica que foi ensinado.
Isso pode realmente ser considerado um problema? Ou seria apenas um exercício? Essas duas palavras são utilizadas frequentemente como sendo equivalentes, o que não é verdade. Ao perceber a dificuldade da equipe em distinguir os conceitos, elaborei um plano de formação com os professores do 4º e 5º anos. O objetivo era que eles compreendessem essa diferença e desenvolvessem metodologias de resolução de problemas em sala de aula.