Respostas
Resposta:
uma mistura contendo sal de cozinha (NaCl), Água e Álcool em um recipiente transparente
Resposta:
SAL OU AÇUCAR
Um fato extremamente comum durante o preparo de alimentos é errar a quantidade de sal ou açúcar adicionada a eles. Com certeza você já comeu um alimento que estava salgado demais ou com pouco sal ou, ainda, já deve ter tomado um suco que estava extremamente doce ou com pouco açúcar.
Isso acontece porque não é respeitado, na maioria dos casos, o teor de sal ou açúcar que deve ser adicionado a um determinado alimento ou bebida. A quantidade de sal ou açúcar dissolvida em um certo solvente é denominada de concentração de uma mistura homogênea ou, simplesmente, concentração da solução.
Em uma mistura homogênea, temos a presença de pelo menos duas substâncias químicas diferentes: o soluto (como o sal ou o açúcar) e o solvente. Por essa razão, a concentração de uma mistura homogênea está intimamente relacionada com a solubilidade, isto é, a capacidade que uma determinada matéria apresenta de dissolver outra.
A solubilidade, no entanto, é um fator extremamente limitado, já que cada material apresenta uma capacidade específica de dissolver diferentes materiais, ou seja, um material nunca dissolverá a quantidade que queremos, e sim o que estiver relacionado com o seu limite. Em 100 mL de água, por exemplo, só é possível dissolver uma quantidade de 36 gramas de sal de cozinha (NaCl) e 197 gramas de açúcar.
Na mistura água e açúcar, a água é o solvente, e o açúcar, o soluto
A mistura homogênea pode ser classificada de acordo com a concentração que ela pode apresentar. Veja:
a) Solução saturada: é a mistura homogênea na qual a quantidade de soluto dissolvida é a máxima suportada pelo solvente.
b) Solução insaturada: é a mistura homogênea na qual a quantidade de soluto dissolvida está abaixo do máximo que o solvente consegue dissolver.
Solução concentrada: é a solução insaturada cuja quantidade de soluto dissolvida está próximo do máximo que o solvente consegue dissolver.
Solução diluída: é a solução saturada cuja quantidade de soluto dissolvida está bem abaixo do máximo que o solvente consegue dissolver.
Para calcularmos a concentração de uma mistura homogênea, basta pesarmos a massa do soluto que foi utilizado e dividir pelo volume do solvente, o que resulta na seguinte fórmula:
C = m1
V
C = concentração da mistura homogênea
m1 = massa do soluto
V = volume utilizado
Exemplo: Para saber a concentração do chocolate em pó dissolvido na água do leite quando misturamos 15 gramas dele em 300 mL de leite, basta utilizar esses dados na fórmula da concentração.
Massa do chocolate em pó a ser utilizada: 15 gramas
Volume de leite que será utilizado: 300 mL ou 0,3L
C = 15
300
C = 0,05 g/mL
ou
C = 15
0,3
C = 50 g/L
Sabendo que a solubilidade do chocolate em pó é de 30 gramas em 300 mL de leite (cuja concentração seria de 0,1 g/mL), podemos afirmar que a mistura homogênea preparada pelo exercício deve ser classificada em relação à concentração como uma solução insaturada diluída. Por isso, o sabor do chocolate nesse leite não estaria intenso, haja vista que estava com a metade da concentração.
Respeitar a concentração de uma mistura homogênea é um ponto que nos faz evitar o desperdício, já que, se o solvente já atingiu a sua saturação, não adianta nada adicionarmos mais soluto porque ele não dissolverá mais nenhum grama. Na preparação do café, muito material sólido é desperdiçado porque as pessoas não respeitam a solubilidade indicada na embalagem.
Infelizmente, dificilmente você vê uma pessoa pesando, por exemplo, o sal ou o açúcar que utilizará no preparo dos alimentos. Respeitar a concentração deles em uma mistura é fundamental, já que o excesso do consumo de sal ou açúcar pode desencadear vários problemas de saúde, como:
•diabetes (no caso do açúcar apenas)
•hipertensão
•sobrecarga renal
•doenças cardiovasculares
•obesidade (no caso do açúcar apenas)