O que acontece com os eletrons em uma ligação covalente usando como exemplo a ligação entre o fósforo
Respostas
Resposta:
é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de ficarem estáveis. A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais, com a finalidade de ficarem estáveis.
Resposta: O par de elétrons é atraído pela carga positiva de ambos os núcleos atômicos, mantendo a molécula unida. O fósforo pode formar PCl3 ou PCl5. Em ambos os casos, os átomos de fósforo e cloro estão ligados por ligações covalentes.
Explicação: Existe uma ligação covalente entre o oxigênio e cada hidrogênio em uma molécula de água (H2O). Cada uma das ligações covalentes contém dois elétrons, um de um átomo de hidrogênio e outro do átomo de oxigênio. Ambos os átomos compartilham os elétrons.
Uma molécula de hidrogênio, H2, consiste em dois átomos de hidrogênio unidos por uma ligação covalente. Cada átomo de hidrogênio precisa de dois elétrons para alcançar um escudo de elétrons externo estável. O par de elétrons é atraído pela carga positiva de ambos os núcleos atômicos, mantendo a molécula unida.
O fósforo pode formar PCl3 ou PCl5. Em ambos os casos, os átomos de fósforo e cloro estão ligados por ligações covalentes. PCl3 assume a estrutura esperada de gás nobre, na qual os átomos atingem as camadas externas de elétrons. No entanto, PCl5 também é estável, por isso é importante lembrar que as ligações covalentes na química nem sempre obedecem à regra do octeto.
Compostos covalentes também são conhecidos como compostos moleculares. Compostos orgânicos, como carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos, são exemplos de compostos moleculares. Você pode reconhecer esses compostos porque eles consistem de não-metais colados uns aos outros.
PCl3 – tricloreto de fósforo
CH3CH2OH – etanol
O3 – ozônio
H2 – hidrogênio
H2O – água
HCl – cloreto de hidrogênio
CH4 – metano
NH3 – amônia
CO2 – dióxido de carbono
Assim, por exemplo, você não esperaria encontrar ligações covalentes em um metal ou liga, como prata, aço ou latão. Você encontraria ligações iônicas em vez de covalentes em um sal, como o cloreto de sódio