Stuart Hall estudou o processo de descentramento do sujeito moderno, a partir do sentimento de identidade cultural, chegando a conclusões significativas. As alternativas abaixo sintetizam algumas dessas conclusões. Qual está incorreta?
a. A primeira teoria de descentramento do sujeito é de Karl Marx, mas reinterpretada sob a ótica de que o homem está condicionado às condições objetivas da sociedade em que vive. Logo, ele é um ser que faz a história, mas apenas sob as condições que lhe são dadas.
b. Para Hall, o pensamento passa por transformações que levam ao centramento do sujeito contemporâneo.
c. Para Hall, a alienação (Marx) gera uma prisão mental, assim o homem acaba por ser refém de ideias distorcidas e disseminadas por aqueles que querem se perpetuar no poder.
d. A segunda teoria de descentramento do sujeito adveio de Freud: a descoberta do desejo e do inconsciente demonstra uma lógica muito diferente daquela da razão iluminista.
e. O terceiro descentramento do sujeito está relacionado aos estudos de linguística estrutural de Ferdinand de Saussure, ele demonstrou que não somos autores dos nossos discursos, uma vez que a língua é um sistema social e não individual.
Respostas
Stuart Hall notou as linguagens a partir das questões culturais, tendo na linguagem uma forma de entender a estrutura do poder, da política e das instituições sociais como um todo. Alternativa B.
Esse centramento se conecta com o desenvolvimento da sociedade, onde temos as formas objetivas como um ponto importante nesse processo.
Como o que é moderno influenciou/afetou a sociedade?
A partir de uma série de diferenciações que existiam no passado, como uma ruptura com outras épocas abrindo espaço para uma nova visão, como o ceticismo, o individualismo, a competitividade que geram uma sensação de vazio, nos colocando em uma posição de sempre precisarmos do novo.
Mais sobre a modernidade:
https://brainly.com.br/tarefa/20719427
#SPJ1
Resposta:
Resposta: B
Explicação:
Comentário: Ao contrário, as transformações do pensamento levam ao descentramento
do sujeito.