Respostas
A história da Chapéuzinho Vermelho tem uma série de significados por trás, muitos deles relacionados à emergente ideologia industrial e burguesa da época que pregava o abandono das florestas.
Se analisarmos de perto o conto, percebemos que a Chapéuzinho é avisada para tomar muito cuidado ao entrar na floresta perto de sua casa, pois lá tem um lobo perigoso e não há ninguém, fora a sua vó, habitando aquelas terras . De fato, podemos considerar o lobo como o "perigo" e o "atraso" da floresta, posto assim conforme uma interpretação da burguesia industrial, que precisava de amplas massas trabalhadoras para trabalhar nas fábricas, estimulando, assim, a urbanização.
A Chapéuzinho representa a Europa na transição do Feudalismo para o Mercantilismo, fazendo referência à Primeira Revolução Industrial, a qual deveria abandonar a escuridão da floresta para integrar um novo mundo "avançado" nas cidades. Por isso, o lobo representa o mau que persegue a Chapéuzinho e sua vó que representa o atraso, visto que mora em um lugar isolado e perigoso.
Dessa maneira, a história mostra um apelo cultural para a modernização da Europa no século XVIII, considerando a ainda forte preferência pelo campo em detrimento dos centros urbanos pela população europeia, sendo hoje uma obra com forte teor infantil e moral.
Espero ter ajudado :)