• Matéria: História
  • Autor: nevezinfofo
  • Perguntado 3 anos atrás

me ajudem, olhem a imagem pfvr.​

Anexos:

liviamariasouza1809: Não entendi sua letra da terceira questão para baixo
nevezinfofo: pera aí q eu vou arrumar

Respostas

respondido por: dudasilva5779
1

1- É a doutrina política que concede autoridade e poder ilimitado a um monarca, que passa a exercer uma supremacia absoluta. Um monarca absoluto exerce poder político irrestrito sobre o Estado e o seu povo.

2-Elizabeth I – rainha da Inglaterra e da Irlanda de 1558 a 1603.

Fernando de Aragão e Isabel de Castela – reis da Espanha durante o século XVI.

Luís XIII – rei da França entre 1610 e 1643.

3- Um déspota esclarecido é uma pessoa culta e inteligente que consegue chegar ao comando do estado em um sistema político autoritário e se cerca de assessores competentes, recrutados entre a fina flor da intelectualidade.

4-  A queda da Bastilha tornou-se o símbolo do início da Revolução Francesa quando o poder absolutista foi contestado e o Terceiro Estado rebelou-se contra os privilégios dos outros dois estados componentes da sociedade francesa da época. Iniciava-se então a revolução que marcaria a história da França e teria consequências em todo o mundo.

5- Em 1788, pressionado pela nobreza provincial, o rei Luis XVI convocou a Assembleia dos Estados Gerais, cuja motivação seria tratar da profunda crise financeira pela qual atravessava o reino da França. A Assembleia se reuniu em de maio de 1789 e a partir da dali, se desenrolaram os fatos que culminaram na Revolução Francesa.

6- A sociedade francesa estava dividida em três estados:

 O Primeiro Estado – Formado pelo alto e baixo clero. Os membros do alto clero, bispos e abades, pertenciam à nobreza; os do baixo clero, padres e monges, tinham origem no 3.° Estado.

 O Segundo Estado – Constituía a nobreza, que detinha, juntamente com o rei, o poder político do país. Estava dividida em alta e baixa nobreza. Parte dela vivia na corte (nobreza cortesã), gozando dos privilégios concedidos pelo rei e aproveitando-se do dinheiro público; outra parte vivia explorando os camponeses no campo.

 O Terceiro Estado – Tinha sua composição bem heterogênea, pois esse conceito abrangia os camponeses, massa pobre da cidade, pequena, média e alta burguesia.

7- Girondinos – Representantes da alta burguesia, defendem posições moderadas. Querem preservar seu poder econômico e temem que as camadas populares assumam o controle da Revolução. Jacobinos – Pequena e média burguesia e proletariado urbano, que assumem posições mais radicais em benefício das classes oprimidas.


nevezinfofo: muito obrigado, me ajudou muito
Perguntas similares