Respostas
Resposta:
vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos.
Explicação:
Vírus
Vírus são categorizados como parasitas intracelulares pelo fato de serem organismos microscópicos sem células. Para que possam realizar suas atividades vitais, os vírus precisam estar inseridos dentro de outra célula.
Há vírus patogênicos que causam doenças no ser humano, podemos citar como exemplos desse tipo de doença: sarampo, gripe, varíola, febre amarela, AIDS, hepatite e meningite.
Bactérias
Bactérias são integrantes do Reino Monera e se caracterizam por serem seres unicelulares procariontes. Podem ser encontradas em vários tipos de ambientes, até mesmo aqueles mais inóspitos para grande parte dos seres vivos. As bactérias exercem funções relevantes no ambiente, ainda que de maneira imperceptível.
Protozoários
Pertencentes ao Reino Protista, os protozoários são eucariontes, unicelulares e heterótrofos. Algo interessante de mencionar é que as algas também pertencem a esse reino e se caracterizam por serem organismos aquáticos com a capacidade de fazer fotossíntese. Algas podem ser micro ou macroscópicas, eucariontes ou procariontes.
Protozoários podem ser encontrados em diferentes formas corporais e ocupar ambientes distintos, como locais úmidos ou o interior de outros organismos. Alguns protozoários são parasitas e podem causar doenças, como giardíase, amebíase, doença de chagas e malária.
Fungos
Parte do Reino Fungi, os fungos podem ser macro ou microscópicos, uni ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos. Fungos podem ser encontrados em diferentes tipos de habitat, há fungos na água, no solo, nos animais, nos vegetais, nos seres humanos e em detritos de maneira geral. Para se ter uma ideia, há em torno de 1,5 milhão de espécies de fungos.
Resposta:
Os principais grupos de microrganismos são: vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos.
Explicação: