“O alicerce da dignidade humana está no fato de o homem existir, independente de sua situação social, levando na sua superioridade racional a dignidade de todo ser”. FERNANDES, David Augusto. Organização das Nações Unidas: corredores humanitários e a dignidade da pessoa humana, p. 197. In: Revista Direito & Paz, Lorena, São Paulo, ano XVIII, n. 34, p. 192 - 208, 1º Semestre de 2016. Analisando as afirmativas abaixo acerca das raízes do conceito e dos princípios da dignidade da pessoa humana, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: O princípios da dignidade se baseia no ser humano, enquanto dotado de um valor próprio e que lhe é intrínseco, e que, por essa razão, ele pode se transformar em mero objeto ou instrumento. Alternativa 2: A interpretação estoica da dignidade está vinculada à noção de liberdade pessoal de cada indivíduo. Alternativa 3: O princípio da dignidade da pessoa humana (PDPH) garante essencialmente o reconhecimento do homem como ser inferior, incapaz de adquirir o entendimento e a medida de todas as coisas. Alternativa 4: A liberdade do indivíduo impossibilita a preservação dos direitos humanos, naturais e inatos. Alternativa 5: A liberdade do indivíduo, como valor prioritário, é instância fundadora do direito, e a preservação dos direitos humanos, naturais e inatos, mas não é condição imprescindível da instituição da sociedade e do Estado democrático.
A interpretação estoica da dignidade está vinculada à noção de liberdade pessoal de cada indivíduo.
A interpretação estoica da dignidade está vinculada à noção de liberdade pessoal de cada indivíduo.
Respostas
Resposta:
Alternativa 2:
Explicação:
A interpretação estoica da dignidade está vinculada à noção de liberdade pessoal de cada indivíduo
O pensamento estoico reforça a noção de que a dignidade é algo que só existe no ser humano (alternativa 2).
Alternativa 2: A interpretação estoica da dignidade está vinculada à noção de liberdade pessoal de cada indivíduo.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a dignidade do ser humano
A Declaração Universal dos Direitos Humanos deixa claro, eu seu Art. 1º, que todos os homens nascem livres e são iguais em dignidade e em direitos. Nessa dimensão da realidade, a gente pode entender que a dignidade é um aspecto que deve estar presente nas relações humanas.
São exemplos de condições básicas para o exercício de uma vida digna:
- Emprego
- Alimentação
- Vestimentas
- Moradia decente
Aprenda mais sobre o tema dignidade humana em:
https://brainly.com.br/tarefa/45180664
Mantenha-se fiel aos seus objetivos de vida!
#SPJ2
O princípio da dignidade da pessoa humana (PDPH) garante essencialmente o reconhecimento do homem como ser inferior, incapaz de adquirir o entendimento e a medida de todas as coisas.