Os estigmas sobre saúde mental impedem a promoção do bem-estar de crianças e jovens, pois geram barreiras para aceitar ajuda, além de ser fonte de sofrimento psíquico. Os efeitos discriminatórios de estigma podem impossibilitar o indivíduo a buscar tratamento, isso acontece por medo da rejeição, receio de ser interpretado incorretamente e medo de sofrer discriminação
Sobre o estigma na área da saúde mental, analise as afirmativas a seguir.
I. O estigma em saúde mental ajuda a fortalecer crianças e jovens para a busca do tratamento.
II. Os estigmas sobre saúde mental podem ser mais danosos do que a própria condição de sofrimento.
III. Uma das origens do estigma é o desconhecimento. Um exemplo é acreditar que a depressão é uma fraqueza do indivíduo, e não uma doença.
Está correto o que se afirma em:
Na Índia, por exemplo, um estudo com 566 escolas secundárias demonstrou que quase 70% dos professores acreditavam que depressão era fraqueza e não doença.
Respostas
Resposta:
II e III
Explicação:
Material da disciplina.
O estigma da saúde mental leva as pessoas que sofrem com doenças mentais a não procurarem ajuda com medo do julgamento, também por medo do desconhecido e por preconceito (II e III estão corretas).
Saúde mental e sociedade
Muito se fala sobre saúde mental, mas pouco é feito por ela, isso por conta do desconhecimento e dos preconceitos que permeiam a sociedade quanto as doenças mentais e aos tratamentos ligados a saúde mental.
Esse assunto é um tabu ainda maior entre homens. Segundo dados do Ministério da Saúde, homens se suicidam 4 vezes mais que mulheres e segundo uma pesquisa do Grupo Conexão, 76% dos pacientes da psicoterapia na modelidade online é feminina, são dados que indicam esse tabu.
Venha estudar mais sobre a saúde mental
https://brainly.com.br/tarefa/30036121
#SPJ2