1)
Em qualquer momento do desenvolvimento do diálogo existem massas imensas e ilimitadas de sentidos esquecidos, mas em determinados momentos do sucessivo desenvolvimento do diálogo, em seu curso, tais sentidos serão relembrados e reviverão em forma renovada (em novo contexto). Não existe nada absolutamente morto: cada sentido terá sua festa de renovação. Questão do grande tempo. (BAKHTIN, 2003, p. 410)
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as reflexões de Bakhtin acerca da polifonia:
Alternativas:
a)
a polifonia é a multiplicidade de vozes retomadas em nossas falas pelos discursos outros.
b)
todos os discurso são polifônicos e a vida é polifônica por natureza.
c)
a polifonia é a base do funcionamento da linguagem e pressupõe a interlocução.
d)
não há discurso em que as diversas vozes não apareçam.
e)
a polifonia é a transposição dos discursos carnavalescos para a literatura.
2)
“Como o carnaval, a carnavalização identifica-se pela inversão de valores, pela subversão cultural, por uma atitude de dessacralização, ou seja, pela apresentação do mundo às avessas. Lembremos que carnaval (de carne + vale), significando "adeus à carne", era a festa da despedida, da explosão e da afirmação da carne antes da abstinência (quaresma), o que conduzia a todo tipo de liberação, de excesso e de eliminação das barreiras sociais, de idade e de sexo. Assim vivida na Idade Média, vai-se descaracterizando esta festa, que vem deixando suas marcas na literatura.” (SOARES, 2007, p. 72-73)
Bakhtin, ao estudar a carnavalização, está falando sobre:
Alternativas:
a)
as produções artísticas centradas em gêneros textuais em versos.
b)
a literatura carnavalizada atenta ao presente e sustentada na livre invenção
c)
as produções artísticas com palcos e plateias para as diferentes performances.
d)
a representação da vida social com suas interdições, barreiras e normas.
e)
a inspiração do carnaval oriunda de obras literárias de prestígio.
3)
Para Soares (2007), é da postura carnavalizante que resulta o que ainda Bakhtin chama de dialogismo e polifonia no texto literário, isto é, “a escrita em que se lê o "outro", que funciona como um espelho no qual a imagem original se reflete invertida, ampliada ou reduzida, sendo, por isso, uma escrita polifônica e plural, ao invés de monológica.” (SOARES, 2007, p. 73)
Tomando como referência as reflexões acerca do dialogismo, da polifonia e da carnavalização, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
( ) a carnavalização é a transposição do carnaval para a literatura e outras artes.
( ) a dialogia é a base do funcionamento da linguagem, pressupõe a interlocução.
( ) a polifonia é a multiplicidade de vozes retomadas em nossas falas pelos discursos outros.
Assinale a sequência correta:
Alternativas:
a)
V – V – F
b)
F – F – V
c)
V – V – V
d)
V – F – F
e)
V – F – V
4)
A respeito das reflexões acerca da intertextualidade, avalie as afirmativas a seguir:
I. é um termo cunhado por Bakhitn a partir do conceito de dialogismo.
II. se há a presença de outras vozes, há a presença de outros textos no texto atual.
III. se faz perceber em muitos textos, como em músicas ou até mesmo hinos.
IV. é um termo proposto para o campo literários, para análise de textos da literatura.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c)
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e)
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Lari2426:
1A 2B 3C 4E
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
1 - A - ''a polifonia é a multiplicidade de vozes retomadas em nossas falas pelos discursos outros.''
2 - B - ''a literatura carnavalizada atenta ao presente e sustentada na livre invenção''
3 - C - V-V-V
4 - E - ''Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.''
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA!!
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