1)
“Na sociedade patriarcal, a esfera de subsistência é evidenciada, por exemplo, na simples troca de produtos básicos, na assistência ao necessitado e na proteção ao visitante mediante a prática da hospitalidade. Por sua vez, a esfera econômica de prestígio no ambiente patriarcal é manifestada na transferência de certas categorias de bens, os quais são de extremo valor e circulam por mecanismos diferentes aos do mercado. Haja vista a transferência das prerrogativas da primogenitura; do poder de oficiar cerimônias rituais; da sucessão a propriedade, (principalmente a terra), e da transferência do gado e escravos, entre outros. Por fim, a esfera econômica do direito se verifica principalmente no casamento.”
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir a respeito da sociedade patriarcal de Israel, do período pré-monárquico:
I. No começo da sedentarização os israelitas viviam um tempo de igualdade social.
II. Não somente os israelitas eram considerados como o povo da terra, mas também os estrangeiros que foram se achegando e fazendo parte dos costumes e da hospitalidade.
III. Aos estrangeiros não era garantida a proteção que a lei dava aos israelitas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
II, apenas.
b)
I e II, apenas.
c)
I e III, apenas.
d)
II e III, apenas
e)
I, II e III.
Alternativa assinalada
2)
“De acordo com José Luís Sicre (1992, p.428) a ocupação da Palestina no século XI deve ser considerada como parte integrante de grandes migrações até a Síria e Mesopotâmia. A solidariedade entre as tribos era de fundo étnico. A obediência de Israel ao seu Deus implicou decisivamente no processo de transformação de tribos nômades em sociedade urbana e civilizada, uma vez que o culto à divindade incluía diversas regras interpessoais. (SICRE, 1992, p. 434) O reino de Israel foi o auge da organização social deste povo.” Avalie as seguintes afirmações acerca da sociedade israelita após o surgimento da monarquia em Israel:
I. Após o surgimento da monarquia as relações sociais de Israel sofreram desequilíbrio com o aparecimento de ricos e pobres.
II. O desenvolvimento urbano fez com que além dos camponeses, surgissem diversos profissionais padeiros, oleiros, barbeiros, lavandeiros, joalheiros, entre outros.
III. Os israelitas não se interessaram pelo comércio, deixando esta atividade somente nas mãos dos estrangeiros: fenícios e assírios.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, II, e III.
b)
I e III, somente.
c)
II e III, somente.
d)
I e II, somente.
Alternativa assinalada
e)
III, apenas.
3)
“Na história de Israel as tribos efetivamente significaram o nascimento de Israel enquanto povo e sociedade organizada. A passagem da condição de hebreu – estrangeiro no império egípcio – para israelita só se dá com a ‘entrada na terra’ e a implementação do sistema tribal como estrutura fundamental de uma nova sociedade em Canaã. Estes migrantes, antes explorados e marginalizados, agora constituem uma nação – Israel e, reduzem a mobilidade humana aos limites da continuidade do modo de vida existente em cada tribo.”
Com o estabelecimento de Israel como povo sedentário em Canaã se deu o aparecimento da escravidão e isto por diversas causas. Avalie os itens abaixo acerca do surgimento da escravidão em Israel:
I. As guerras travadas por Israel faziam com que este escravizasse os povos vencidos.
II. A lei permitia a compra de servos, nascidos no estrangeiro ou mesmo os estrangeiros que foram nascidos em Israel.
III. O empobrecimento pelo acúmulo de dívidas, fazia com que um israelita se vendesse ao seu próprio irmão.
IV. O discurso profético que legitimava o direito do rei sobre a população da terra.
Nesse contexto, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e II apenas.
b)
I, II, e IV.
c)
I, II e III.
Alternativa assinalada
d)
II, III e IV.
e)
I, II, III e IV.
4)
Na bíblia vemos vários exemplos de casamentos, eles normalmente eram arrumados pelos pais, como no exemplo de abraão que foi buscar uma esposa para seu filho Isaac. O estudo da etnografia diz que os hebreus também arrumavam seu casamento por meio da compra de suas esposas. A história de Raquel e Lia é um bom exemplo, seu pai vendeu-as. Jacó teve que trabalhar por elas, esse costume era muito comum naquela época,a maioria dos casamentos eram feitos dessa forma, através da compra por dinheiro, ou feito através do trabalho.
Qual é o nome dado a esse tipo acerto.
Alternativas:
a)
O acerto se chama Levirato.
b)
O acerto se chama Mohar.
Alternativa assinalada
c)
O acerto se chama Ketubá.
d)
O acerto se chama Kidushim.
e)
O acerto se chama Nissuin.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
2 3 4
Explicação:
milainebatalha:
1c 2d 3c 4b
respondido por:
0
Resposta:
1 E, 2 D, 3 C, 4 B . CORRIGIDO COM O PROFESSOR DA FACULDADE PITÁGORAS/ BH
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás