1-Qual foi o Principal fator histórico cultural que contribuiu para o surgimento das das cidades.
2-Como as primeiras cidades se desenvolveram
3-Que evento mudou radicalmente a história das cidades no século XVIII
Respostas
Resposta:
1-O crescimento do comércio entre as cidades e a migração de pessoas do campo para a cidade foram duas importantes razões que contribuíram para o crescimento populacional das cidades após o século X.
2-As primeiras cidades desenvolveram-se primariamente em torno de corpos de água doce, tais como rios e/ou lagos. Antigas civilizações observaram que vales fluviais de clima quente apresentavam várias ótimas condições para a criação de um assentamento permanente.
3-Revolução Industrial foi iniciada na segunda metade do século XVIII e causou profundas transformações para a humanidade, por meio do surgimento da indústria e do capitalismo.
Resposta:
1-.A sedentarização favoreceu o desenvolvimento da agricultura que teve a ela incorporada uma série de novos instrumentos como o arado de tração animall, marcando a chamada "revolução agrícola"
2-" As cidades surgiram inicialmente como pequenas aldeias às margens de rios, e com o crescimento populacional e das atividades passaram a constituir cidades mais complexas. Os principais locais de surgimento das cidades foram ao longo dos vales dos rios Tigres e Eufrates, na Mesopotâmia; do Nilo, no Egito; do rio Indo, na Índia; do Yang-Tsé- Kiang e Hoang-HO na China; e do San Juan, na Meso-América.
De maior complexidade de atividades, foi necessário criar Estados para a defesa militar e a construção de grandes obras (de irrigação, templos, canais etc.), em um processo de formação das civilizações.
3-A última e fundamental mudança das cidades foi gerada por uma complexidade de acontecimentos a que se denominou "Revolução Industrial"
Explicação:
A necessidade de segurança, convivência, permuta e, principalmente, da impossibilidade da comunidade subsistir sem alimento, leva essas comunidades a passarem do estágio de nomadismo para a fixação em locais específicos.
Quando o homem sai do estágio da colheita, e começa a desenvolver técnicas de pastoreio e agricultura, tem-se o início do período neolítico ou a nova Idade da Pedra. Neste estágio civilizatório, o homem passa também a organizar o espaço em que habita, a irrigar o solo, a selecionar sementes e cultivar algumas plantas comestíveis, a domesticar um pequeno número de animais, a fabricar objetos de cerâmica, conhecer as estações do ano e, conseqüentemente, começa a modificar seu meio ambiente.
O conhecimento da técnica de fundição dos metais inaugurou a Idade dos Metais fazendo com que o homem abandone progressivamente os instrumentos de pedra;
Com o passar do tempo, as atividades agrícolas passaram a ser incompatíveis com a criação de gado na mesma área, fazendo com que haja a necessidade da separação entre a agricultura e o pastoreio, fato este que pode ser apontado como a primeira divisão social do trabalho: agricultor e o pastor.
Acredita-se que a necessidade de se registrarem as trocas combinadas e as entregas de produtos,
forçou o aparecimento da escrita. Nessa direção, pode-se afirmar também que a moeda foi criada como meio para facilitar as trocas de produtos.
Em fins do período neolítico começam a se formar os primeiros agrupamentos humanos, com características de cidade. O aumento da densidade populacional vai, aos poucos, transformando as antigas aldeias em cidades, e conseqüentemente provocando alterações na esfera da organização social.