O que o pescador pode aproveitar dos recursos naturais do peixe ?
Respostas
Resposta:
Como a pesca em ambientes naturais, seja profissional ou esportiva, é essencialmente extrativista, na medida em que outros usos da terra se intensificam (agricultura, pecuária, mineração, etc.), há uma gradativa perda de qualidade ambiental, ao menos no Brasil, o que afeta tremendamente o potencial de reposição ou capacidade de suporte do sistema, chegando em muitos casos, a ser responsabilidade exclusiva dos pescadores, a redução dos estoques pesqueiros de um dado ambiente. Dessa forma, temos muitas vezes interpretações equivocadas dos reais motivos da redução dos estoques pesqueiros e uma demanda por parte de governantes para o fechamento das atividades de pesca, seja profissional ou esportiva.
Uma das formas de democratizar as decisões quanto ao uso sustentável e manutenção das atividades de pesca é a existência de um órgão colegiado onde os conflitos de interesse possam ser resolvidos, sempre ouvidos os argumentos técnico-científicos.
Diminui o estresse e proporciona tranquilidade
Estudos médicos dizem que o ato de pescar como um todo, desde a metódica preparação dos equipamentos até o esperado momento de pegar um peixe, auxilia na diminuição do estresse e proporciona um momento de tranquilidade e bem-estar.
Espero ter lhe ajudado