A hepatite é uma inflamação do fígado, causada por vírus, medicamentos e substâncias químicas, incluindo o álcool e apresentada em 5 tipos: hepatite A, hepatite B, hepatite C e hepatite D e hepatite E. Qual descrição corresponde à hepatite tipo C?
A.
Causada por vírus, clinicamente semelhante ao da hepatite B; sua transmissão acontece por transfusão de sangue e podendo causar cirrose e câncer de fígado.
B.
Provocada por vírus disseminado basicamente por contato sexual e contaminação de seringas e equipamentos de transfusão, saliva e lágrimas.
C.
Causada por vírus disseminado como na hepatite A; responsável por uma alta incidência de morte em mulheres grávidas.
D.
Tipo infeccioso, provocada pelo vírus transmitidos por contaminação fecal de alimentos, roupas, brinquedos, louças e assim por diante (via fecal-oral).
E.
Causada por vírus; a pessoa precisa estar infectada com hepatite B para contrair a hepatite C.
Respostas
Resposta:
A hepatite C é causada pelo vírus VHC, transmitido principalmente por sangue contaminado, principalmente durante compartilhamento de seringas, agulhas
Resposta:
A. Causada por vírus, clinicamente semelhante ao da hepatite B; sua transmissão acontece por transfusão de sangue e podendo causar cirrose e câncer de fígado.
Explicação:
A hepatite A é um tipo infeccioso, provocada pelo vírus da hepatite A; sua transmissão se dá por contaminação fecal de alimentos, roupas, brinquedos, louças e assim por diante. A hepatite B é provocada pelo vírus da hepatite B; sua disseminação é basicamente por contato sexual e contaminação de seringas e equipamentos de transfusão. Também se dissemina por meio de saliva e lágrimas. Já a hepatite C é causada pelo vírus da hepatite C, clinicamente semelhante ao da hepatite B; sua transmissão acontece por transfusão de sangue, causando, na maioria dos casos, cirrose e câncer de fígado. A hepatite D é provocada pelo vírus da hepatite D e sua transmissão é como a da hepatite B. A pessoa precisa estar infectada com hepatite B para contrair a hepatite D. E a hepatite E é causada pelo vírus da hepatite E e sua disseminação é como a da hepatite A. Apesar de não causar doença hepática crônica, esse tipo de vírus é responsável por uma alta incidência de morte em mulheres grávidas.