As causas da disortografia estão relacionadas com aspectos perceptivo, intelectuais, linguísticos, afetivo-emocionais e pedagógicos, conforme definem Torres e Fernández (2001). Diante disso, analise as assertivas a seguir, verifique quais são verdadeiras e assinale a alternativa correta.
I - Causas de tipo intelectual relacionadas à deficiências na percepção, na memória visual e auditiva e/ou a nível espácio-temporal..
II - Causas de tipo linguístico referem-se aos problemas de linguagem (pronúncia/articulação) e/ou deficiente conhecimento e utilização do vocabulário (código restrito).
III - Causas de tipo afetivo-emocional são baixos níveis de motivação e atenção, que influenciam diretamente a escrita, apresentando erros ortográficos.
IV - Causas de tipo pedagógico dizem respeito às metodologias desadequadas, desconsiderando as necessidade de cada aluno, por exemplo, o ditado.
a.
I e III
b.
II, III e IV
c.
I e II
d.
I, II e III.
e.
I, II, III, e IV.
Respostas
O tipo intelectual possibilita uma ampliação dos conhecimentos através de propostas efetivas de saber. Por isso, observar a forma como as causas do tipo afetivo-emocional se conectam com os baixos níveis de motivação é uma forma de buscar possibilidades para esse saber. Alternativa B.
Como notamos a disortografia?
A partir da escrita incorreta, onde temos as dificuldades no mecanismo de conversão do que é escrito e falado. Dentre seus principais sintomas podemos citar: a mistura de letras de forma e cursivas, o espaçamento das letras de forma estranha, as dificuldades ortográficas e gramaticais, o uso de pontuações incorretas, as frases contínuas e a falta de quebras de parágrafo, além da escrita lenta e trabalhosa.
Sobre a dislexia:
https://brainly.com.br/tarefa/32436685
#SPJ1