Questão 12 Para Rogério Junqueira, a escola precisa encarar o papel de "educar na diversidade com a perspectiva de transformar as relações sociais e possibilitar uma educação emancipadora" (PREVITALLI Ivete Miranda VIEIRA, Hamilton E. Santos Educação e diversidade Londrina Editora e Distribuidora Educacional SA 2017.p. 164) De acordo com essa linha de pensamento é preciso que a escola A Estabeleça normas rigidas sobre o comportamento feminino e masculino, por exemplo por meio da distinção das brincadeiras e cores dos uniformes B C Discipline as crianças dentro dos padrões de género socialmente pré-estabelecidos O Deixe assuntos como género e sexualidade relegados ao âmbito da educação familiar Elimine os debates de gênero e sexualidade na escola, pois estes compõem a ideologia de género" D Assuma o debate sobre a diversidade, abordando temas como gênero e sexualidade
Respostas
Em respeito à educação para a diversidade proposta por Rogério Junqueira, a escola deve assumir o debate sobre a diversidade, abordando temas como gênero e sexualidade. A alternativa D está correta.
Debates sobre gênero e sexualidade nas escolas
Segundo as análises mais recentes sobre a educação brasileira, na última década esse espaço foi revolucionado graças à abertura dos professores, alunos e comunidade escolar frente aos diálogos sobre homossexualidade, bissexualidade e demais abordagens bastante polêmicas até pouco tempo.
Para muitos alunos, o preconceito começava com a classificação rígida dos gêneros feminino e masculino nas aulas de biologia, e com a definição sobre os comportamentos e gostos que cada um deveria assumir ao longo da vida.
Na atualidade, os alunos aprendem que além da natureza, outros inúmeros fatores definem os comportamentos daqueles que se definem como homem, mulher ou não-binário, algo que ajuda a derrubar os antigos preconceitos.
Mais sobre os debates sobre gênero e sexualidade: brainly.com.br/tarefa/3164933
#SPJ2