No Brasil, surgiram algumas pequenas organizações fascistas na década de 1920. Um movimento expressivo nasceu nos anos 30, quando em outubro de 1932, logo após a Revolução Constitucionalista, Plínio Salgado e outros intelectuais fundaram em São Paulo a Ação Integralista Brasileira (AIB). O integralismo se definiu como uma doutrina nacionalista cujo conteúdo era mais cultural que econômico. [...] Mas sua ênfase maior se encontrava na tomada de consciência do valor espiritual da nação, assentado em princípios unificadores: “Deus, Pátria e Família” era o lema do movimento.
FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995. p. 353.
Assinale a alternativa que não descreve características do integralismo.
A
O fascismo no Brasil esteve representado tanto em medidas do governo Vargas quanto em movimentos populares, como é o caso da Aliança Integralista Brasileira (AIB).
B
A AIB, sob liderança de Plínio Salgado, defendia os ideais fascistas. Esses mesmos ideais, representados pelo nazifascismo, levaram o mundo à Segunda Guerra Mundial.
C
O racismo era uma das bases do fascismo, cujas influencias se estendiam aos campos político, estético e moral. O integralismo era a vertente brasileira do fascismo.
D
O integralismo, assim como o fascismo, defendia um governo centralizado e autoritário e que reprimisse todas as tentativas de oposição.
E
A democracia e a liberdade de imprensa eram alguns dos valores defendidos pelos integralistas e fascistas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A) O fascismo no Brasil esteve representado tanto em medidas do governo Vargas quanto em movimentos populares, como é o caso da Aliança Integralista Brasileira (AIB).
naointeressa824:
tem certeza?
respondido por:
0
Resposta:
Letra (E)
Explicação:
A
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás