Respostas
Resposta:
Trata-se de uma ilustração sobre a Primeira Guerra Mundial, uma guerra que ficou conhecida pelo uso de trincheiras, longos corredores de valas cavadas no solo que serviam como “cordões” demarcadores dessas posições, daí ser conhecida como "guerra de trincheiras" ou “guerra de posição”, como demostrado na ilustraçao.
Explicação:
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) produziu cerca de 19 milhões de mortos, entre militares e civis, uma guerra brutal, mortífera e aterradora,
A vida nas trincheiras era absolutamente extenuante e insalubre para os soldados. Além disso, os constantes bombardeamentos com balas de canhão, o uso de gases tóxicos e os vários erros táticos por parte dos dois lados da guerra provocaram um índice de mortandade muito grande, sobretudo em batalhas como a de Ypres e de Somme.
As dinâmicas das batalhas durante a “guerra de trincheiras” obedeciam ao critério do avanço lento da infantaria – que saía das trincheiras em dia e horário determinado pelo alto-comando – sobre a chamada “terra de ninguém”, o espaço interposto entre as duas posições inimigas. Ocorre que os buracos no solo causados pelos bombardeamentos, a chuva, a neve e os cadáveres apodrecidos tornavam essas “terras de ninguém” em um cenário de terror. Por outro lado, na medida em que os soldados avançavam sobre as linhas inimigas, as metralhadoras automáticas estraçalhavam-los como papel.