Observe o gráfico a seguir sobre as flutuações de duas populações em um ambiente antes e depois de ocorrer o desmatamento.
a) Observando o gráfico, é possível afirmar que a variação de uma população interfere na variação da outra? Explique.
b) Antes do desmatamento, você caracterizaria as duas populações em um estado de equilíbrio? E após o desmatamento?
c) Que consequências para esse ecossistema você poderia projetar após o intervalo de tempo apresentado no gráfico? Justifique.
Respostas
Com relação a dinâmica populacional e o desequilíbrio ambiental apresentados no gráfico,
a) Sim, pois, a quantidade de presas e predadores variam a medida que um aumenta, o outro diminui devido a predação.
b) Antes do desmatamento, a quantidade de organismos se mantinha constante, num equilíbrio. Após o desmatamento, a quantidade de presas diminui drasticamente e a de predadores aumentou muito, causando um desequilíbrio ambiental.
c) Após o desmatamento há até um pequeno crescimento no número de presas mas depois é possível notar a queda drástica, chegando até 0. Isso levou a extinção das presas nesse determinado ecossistema, levando a uma superpopulação de predadores por um determinado tempo.
No entanto, como os predadores necessitam das presas para sobreviver, após a queda brusca, nota-se o número de predadores também em queda. Isso implica dizer que nesse habitat, futuramente, o número da população de predadores também chegará a 0 devido ao desequilíbrio ambiental causado.
Desequilíbrio Ambiental
Entende-se por equilíbrio ambiental um estado de manutenção constante de indivíduos num ecossistema, onde a fauna e flora mantem-se equilibradas.
As interações ecológicas e cadeia alimentar ficam equilibradas de modo a manter o ambiente estável.
O desequilíbrio ambiental, por sua vez, é toda e qualquer causa que leva a ocorrência de alterações no ecossistema, influenciando diretamente na dinâmica das populações e os motivos que levam ao equilíbrio ambiental citado anteriormente.
Assim, o desequilíbrio pode ser intencional ou não. Mas, na grande maioria das vezes, o desequilíbrio é proveniente da ação antrópica.
A poluição, desmatamento, derramamento de petróleo, queimadas e outros fatores, são algumas das causas do desequilíbrio ambiental.
No caso da situação apresentada na questão, o desmatamento foi a principal causa do desequilíbrio ambiental ocorrido. Isso impactará a dinâmica populacional, acarretando alterações nas interações ecológicas, cadeia alimentar e extinção das espécies mais diretamente afetadas.
Aprenda mais sobre Desequilíbrio Ambiental em: brainly.com.br/tarefa/4525386
#SPJ1
88 9 9️⃣3️⃣7️⃣6️⃣ 8️⃣2️⃣5️⃣5️⃣